Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Abel tenta quebrar rotina do Inter e repetir próprio ‘feito’ no Brasileiro

Escrito por

Que Abel Braga é um ídolo no Internacional, não há dúvidas. O comandando do clube gaúcho começa neste sábado uma caminhada em mais um Campeonato Brasileiro com as cores coloradas. A curiosidade é que o treinador colorado foi o último que conseguiu começar e terminar uma edição de Brasileirão, há sete anos.

Abelão detém o recorde recente de ter sido o último treinador que iniciou o ano e foi mantido no comando até o final da temporada. Em 2006, acabou vice-campeão gaúcho e brasileiro e campeão da Libertadores e do Mundial. Desde então, a posição de técnico do Inter tem sido de risco.

Em 2007, Alexandre Gallo foi contratado após a saída de Abelão. Mas não durou muito. E o próprio Abel foi recontratado. Saiu em 2008, rumo ao Al-Jazira, de Abu Dhabi. O Colorado contratou Tite, que só foi demitido em 2009. Mas também não iniciou nem terminou os Brasileiros que disputou. Mário Sérgio assumiu e comandou o Inter nas últimas rodadas em 2009.

Em 2010, Jorge Fossati iniciou a temporada. Mas caiu durante a parada da Copa do Mundo para que Celso Roth assumisse. Apesar do título da Libertadores, o Inter perdeu para o Mazembe na semifinal do Mundial. Celso teve o contrato renovado, mas foi demitido em 2011 para que Falcão assumisse. O ídolo colorado também pouco durou, dando lugar a Dorival Júnior. O treinador caiu em 2012, para que Fernandão, ex-diretor, assumisse. Em 2013, a temporada iniciou com Dunga e promessa de continuidade. Durou até outubro, quando Clemer o substituiu.

Ou seja, desde 2006, com o próprio Abel, o Inter não tem um treinador que termine o Brasileirão. A tarefa é mais difícil porque Abelão certamente será cobrado por resultados. Ele mesmo, em vídeo divulgado pelo clube gaúcho, ainda no vestiário do Centenário, após o título gaúcho, afirmou que o elenco não pode parar com a taça do Estadual.

- Parabéns a todos. Tenho certeza, pelo grupo que tenho na mão, não parou aqui! Não vai parar aqui - gritou Abel para seus comandados.

Durante o ano, ele deu diversos exemplos de comando. Trouxe o elenco para perto ao abolir a concentração e revezar o time titular com o reserva, dando chance para todos jogar. O Inter estreia neste sábado, no Beira-Rio, contra o Vitória, às 18h30.