Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

ABCD lamenta decisão do STJD do futebol sobre caso do jogador Jobson

Wayne Rooney - Arsenal x Manchester United (Foto: Adrian Dennis/AFP)
Escrito por

Na última quinta-feira, o Pleno do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o atacante Jobson, do Botafogo, das acusações de dopping na Arábia Saudita e manteve o jogador em condições de jogo. Por isso, a Autoridade Brasileira de Controle e Dopagem (ABCD) lamentou a decisão e solicitou que Advocacia Geral da União entrasse no caso.

- O tema perpassa a Convenção Internacional Contra o Doping nos Esportes, e convenções são tratados multilaterais que estabelecem normas gerais de direito internacional em temas de grande interesse mundial. Elas geram efeito em âmbito interno nos países, envolvem poderes Executivo e Legislativo e têm status de lei federal, que se sobrepõe às normas de entidades privadas, como clubes, federações e tribunais esportivos - disse Marco Aurelio Klein, secretário nacional ABCD.

Para o órgão, a sanção de quatro anos imposta em primeira instância no tribunal da Arábia Saudita deve ser respeitada por todos que seguem a Convenção Internacional Contra o Doping nos Esportes, da Unesco, como é o caso do Brasil.

- A ABCD é o órgão responsável pela internalização das decisões estrangeiras sobre antidopagem, e seu ato independe de qualquer manifestação prévia por parte de outra entidade – como a Fifa – para que gere efeitos internamente - completou Klein.