Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

500 Milhas de Kart deve ocorrer sob sol forte; confira o regulamento

Rubens Barrichello em seu kart durante um treino livre (Foto: Rafael Gagliano/Hyset/RF1)
Escrito por

Uma prova festiva que reúne os principais personagens do automobilismo brasileiro ao fim da temporada, a 500 Milhas de Kart terá sua 17ª edição neste sábado, no kartódromo do Beto Carrero World, na cidade de Penha, em Santa Catarina. A prova possui regras particulares e os karts serão de motor 13HP.

Segundo Felipe Giaffone, piloto tricampeão da Fórmula Truck e um dos organizadores do evente, um dos fatores que pode incomodar nesta edição é o calor. O local já registrou temperaturas acima de 30º esta semana.

- A prova poderá ser um pouco diferenciada se esse forte calor persistir. A parte física irá pegar bastante, mas, pelo que tenho visto nos tempos, que tm ficado muito próximos, será bastante equilibrado - pontuou Giaffone, de 38 anos.

E MAIS:
> Acompanhe o noticiário completo de motor no LANCE!Net
> Beto Monteiro corre na 500 Milhas de Kart, mas com a cabeça na F-Truck
> Pressão reduzida é o trunfo de pilotos consagrados na 500 Milhas de Kart
> Desenho do kart de Nelsinho Piquet já foi divulgado para a 500 Milhas

Perguntado a respeito das temperaturas elevadas no kartódromo, Rubens Barrichello contou que não há muito o que fazer neste caso.

- Temos que beber água (risos). Não tem muito o que fazer neste momento, tem que hidratar bastante e torcer para que a noite chegue logo. Aqui o dia tem sido longo, às oito da noite ainda está claro - falou o ex-piloto da Fórmula 1.

A equipe TechSpeed/MG Pneus, com o kart número 45, comandou os treinos desta quinta-feira. Com Bruno Bertoncello, Matheus Leist, Pedro Cardoso, André Nicastro, Eduardo Dieter e Francesco Ventre se revezando na pilotagem, a equipe teve 59s096 como a melhor marca.

O time da Hanier Racing, de Tony Kanaan, Barrichello, Giaffone e Cia., registrou 59s173 como melhor tempo. Na quarta, a equipe Fittipaldi Piquet havia liderado as atividades.

Nesta sexta eles definirão o grid de largada e a prova terá início na manhã deste sábado, às 11h. Confira as principais regras desta que é uma das mais tradicionais provas da categoria.

CONFIRA UM RESUMO DO REGULAMENTO DA 500 MILHAS DE KART

Duração da prova: 650 voltas ou tempo máximo de 12 horas.

Equipes: têm de possuir um mínimo de dois pilotos e um máximo de dez.

Paradas: é obrigatória uma parada nos boxes de 15 minutos até a nona hora de corrida e outras sete com três minutos. O piloto da equipe precisa ser alterado a cada parada. Vale lembrar que todo kart que entrar nos boxes precisa ter o motor desligado, sendo que este só pode ser ligado no limite de saída do boxe.

Pessoas no auxílio: é permitido um máximo de duas pessoas para empurrar o kart na saída dos boxes.

Grid: Os pilotos são divididos em dois grupos, que terão dez minutos para tomada de tempo. Apenas um piloto por equipe pode realizar a tomada de tempo. Os 14 melhors definirão os primeiros posicionamentos do grid.

Largada: será com os karts ao lado da pista. Será permitido um mecânico atrás do kart para empurrá-lo.

Abastecimento: a organização disponibilizará sete litros para a largada e para cada reabastecimento durante a prova.

Pneus: a organizaão disponibiliza dois jogos completos de pneus e mais dois pneus dianteiros para cada equipe. Um dos jogos será usado na tomada de tempo. Não é permitido o aquecimento ou resfriamento artificial dos compostos.

Peso: o conjunto kart e piloto precisa registrar um peso mínimo de 205kg. Para garantir o peso mínimo, a equipe poderá utilizar lastros encaixados nos karts.