Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em 1998, gol contra em abertura de Copa do Mundo beneficiou o Brasil

HOME - Marcelo e Julio Cesar gol contra - Brasil x Croácia (Foto: Francois Xavier Marit/AFP)
Escrito por

De acordo com as súmulas disponíveis no site da Fifa, já foram feitos 36 gols contra na história das Copas do Mundo. O marcado por Marcelo a favor da Croácia, nesta quinta-feira, não foi o primeiro em aberturas. Na Copa da França, em 1998, a Seleção Brasileira foi beneficiada justamente por causa de um gol contra, e venceu a Escócia por 2 a 1 no Stade de France.

Sob o comando de Zagallo, a então campeã mundial abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo, com gol do hoje aposentado César Sampaio. Os europeus empataram o placar aos 38, com o meia Collins. Já aos 28 da etapa complementar, após jogada na intermediária, Cafu bateu cruzado e o zagueiro Boyd desviou a trajetória da bola com o peito para enganar o goleiro Leighton. Resultado final: vitória por 2 a 1 do Brasil sobre a Escócia.

Três Copas do Mundo após o que era o único gol contra da história das estreias, Marcelo repetiu a escrita. Após cruzamento de Olic pela esquerda, Jelavic desviou no meio do caminho e o lateral-esquerdo atirou contra a própria meta. O placar oficial da Fifa, momentos depois, registrou gol contra do brasileiro na abertura do Mundial. Com dois de Neymar e mais um de Oscar, estes a favor, a Seleção conseguiu reverter a desvantagem e saiu com os três pontos.

Boyd, responsável pelo gol contra de 1998, conversou com o LANCE!Net em 2011, lembrando que ficou marcado como vilão pelo povo escocês graças ao gol contra. Para o europeu, o futebol da Escócia podia ter evoluído caso a seleção não perdesse para o Brasil na estreia da Copa da França.

Marcelo foi o segundo da história a fazer gol contra em aberturas de Copa (Foto: AFP)