unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro
Dia 30/06/2025
17:42
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar


Depois da convincente vitória sobre o anfitrião Jacob Fearnley (51 do mundo), João Fonseca já tem definido o rival da segunda rodada de Wimbledon. Na quarta-feira, o número 1 do Brasil e 54 do ranking vai enfrentar, pela primeira vez na carreira, o americano Jenson Brooksby (de 24 anos e 101º), algoz do holandês Tallon Griekspoor (29), por 6/2, 7/5 e 6/3.

➡️ Alcaraz sofre, mas vence em cinco sets a estreia contra Fognini

➡️ Imagens da primeira rodada de Wimbledon
Há dois dias, após furar o qualifying (vencendo dois jogos), o tenista americano, que é autista, perdeu a final do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, também na grama, para o compatriota Taylor Fritz (4º), que conquistou o tetracampeonato. Já o holandês vinha embalado pelo título do ATP 250 de Mallorca, na Espanha, também na grama. Brooksby venceu seis partidas, contando com o qualy, no torneio britânico até chegar à decisão.

Vale lembrar que, em Eastbourne, Fritz também derrotara, nas oitavas de final, João Fonseca.

Ex-número 33 do mundo (seu melhor ranking, alcançado em 2022), Brooksby venceu, em 2025, o primeiro ATP da carreira: no saibro de Houston, derrotando o compatriota Frances Tiafoe na decisão. Com o título, o americano pulou da 507ª colocação para o 172º lugar.

O vencedor do jogo entre Brooksby e o brasileiro enfrenta, na terceira rodada, o americano Learner Tien ou o chileno Nicolas Jarry. Enquanto o primeiro eliminou o compatriota Nishesh Basavareddy, o segundo protagonizou a maior zebra do primeiro dia de jogos, desbancando o dinamarquês Holger Rune, oitavo do mundo.

Caso alcance a terceira rodada, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira já vai igualar a campanha de Roland Garros, mês passado, quando parou nessa fase. Até agora, é o maior feito do brasileiro em Grand Slams.


Nesta segunda, João Fonseca brasileiro celebrou a maneira como derrotou Farnley:

- Partida difícil, contra um britânico, jogando em casa, torcida contra, muito nervosismo no início do jogo - reconheceu João Fonseca, que, semana passada, derrotou o belga Zizou Bergs (50º) na primeira rodada do ATP 250 de Eastbourne, também na grama.

Na opinião do pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da equipe Yes Tennis, o saque foi fundamental para a vitória desta segunda:

- Muito feliz com a forma como encarei hoje, lidei com os momentos importantes, a maneira como saquei. Mantive meu saque nos momentos importantes, muito feliz com a vitória de hoje, com a oportunidade que tive. Seguir assim para a próxima partida.

João Fonseca quebra escrita de 1964

O carioca é o segundo mais jovem sul-americano a vencer uma partida no Grand Slam britânico e, também, o mais jovem do país desde 1964 a vencer uma partida em Wimbledon. Naquela temporada, aos 19 anos e 40 dias, o gaúcho Thomaz Koch também estreou com triunfo em Londres.


Com o feito desta segunda, João Fonseca também se tornou o mais jovem desde o bicampeão espanhol Carlos Alcaraz, em 2021, a triunfar no torneio.



➡️ Jannik Sinner defende escrita na estreia de Wimbledon
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Os americanos Taylor Fritz (e) e Jenson Brooksby na premiação em Eastbourne (Foto: Adrian Dennis / AFP)
Siga o Lance! no Google News