Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Z-4 x Libertadores: São Paulo tem jogo fundamental para definir objetivo na reta final do Brasileirão

Caso vença o Grêmio, Tricolor chegará aos 48 pontos, encostando na briga por uma vaga na competição continental. Enquanto isso, uma derrota pode deixar o clube perto da degola

São Paulo tem jogo crucial para definir objetivo na reta final do Brasileirão (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo enfrenta o Grêmio nesta quinta-feira (02), às 20h, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, buscando a vitória para encostar na briga por uma vaga na Libertadores de 2022. No entanto, se perder, o Tricolor pode se ver novamente na briga contra o rebaixamento, dependendo dos resultados. 

Na 12ª colocação, com 45 pontos, o São Paulo quer o triunfo para chegar a 48 e eliminar de uma vez por todas o risco da degola. Isso porque nenhuma equipe foi rebaixada com essa pontuação na história do Brasileirão com 20 times. Até mesmo o empate, chegando nos 46 pontos, deixa o Tricolor muito longe da queda. 

No entanto, essa busca por uma vaga na Libertadores pode ser freada caso o Tricolor perca para o Grêmio, estacionando com 45 pontos. Uma combinação de resultados, inclusive, pode deixar o São Paulo apenas dois pontos de distância do Z-4.

> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

A combinação seria essa: em caso de derrota no Sul, uma vitória do Bahia sobre o Atlético-MG em Salvador e um triunfo do Athletico-PR sobre o Cuiabá, deixariam o Tricolor na 13ª colocação com 45 pontos, dois a menos que o Cuiabá, que estaria em 17º, faltando dois jogos para terminar o Brasileirão. 

Segundo o site do Departamento de Matemática da UFMG, o São Paulo tem 4,8% de chances de se classificar para a Libertadores e 82,8% para a Sul-Americana. Já para o rebaixamento, a chance é de 1,1%.