Relembre as estreias do futebol masculino nas Olimpíadas recentes
Desde 1996, Brasil só perdeu uma vez na estreia

A cerimônia de abertura das Olimpíadas será nesta sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos para o Brasil começaram antes. Nesta quarta-feira, a Seleção Feminina de Futebol superou a China por 3 a 0. Nesta quinta-feira, é a vez do futebol masculino estrear. O adversário será a África do Sul e a partida será em Brasília.
Junto com o LANCE!, relembre as estreias do Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos desde 1996. O retrospecto é positivo.
21 de julho de 1996: Brasil 0 x 1 Japão
Nas Olimpíadas de Atlanta, apesar da medalha de bronze, a zebra esteve solta para o nosso lado. Logo na estreia, uma derrota para o Japão. No lance do gol dos asiáticos, um contra-ataque, Dida saiu da meta para evitar o pior e acabou se chocando com o zagueiro Aldair. Uma verdadeira trapalhada.
Apesar do tropeço na estreia, o Brasil se recuperou e venceu as outras duas partidas da primeira fase. Diante da Hungria, fez 3 a 1 com gols de Ronaldo Fenômeno(na época, Ronaldinho); Bebeto e Juninho Paulista. Terminou a primeira fase vencendo a Nigéria por 1 a 0.
Nas semifinais, os nigerianos novamente estiveram no caminho do Brasil. Desta vez, porém, a zebra voltou a atacar e os nigerianos reverteram um placar de 3 a 1 e venceram por 4 a 3 com gols nos últimos 15 minutos da partida. Na disputa de terceiro lugar, veio o alento: 5 a 0 em cima de Portugal, com hat trick de Bebeto, e a medalha de bronze.
14 de setembro de 2000: Brasil 3 x 1 Eslováquia.
Nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, o Brasil estreou vencendo. No entanto, novamente, uma zebra africana adiou o sonho do ouro brasileiro. Alex, Edu e Čišovský(contra) fizeram os gols brasileiros.
Na sequência da primeira fase, a África do Sul, adversário desta quinta-feira, venceu o Brasil pelo mesmo placar: 3 a 1. Edu fez o nosso gol de honra. No término da primeira fase, novamente o Japão, nosso carrasco quatro anos antes. Dessa vez, porém, a vitória veio por 1 a 0, com gol de Alex.
Nas quartas de final, o Brasil perdeu para o Camarões por 2 a 1. Ronaldinho Gaúcho marcou o tento brasileiro.
7 de Agosto de 2008: Brasil 1 x 0 Bélgica
Após ser desclassificado no pré olímpico de 2004, o Brasil chegou aos Jogos de 2008, em Pequim, com muita expectativa e jogadores de qualidade. Entre eles, Diego, Sóbis, Ronaldinho Gaúcho, Pato e Thiago Neves.
Na primeira partida, vitória magra em cima da Bélgica. Hernanes marcou para o Brasil. Na sequência da primeira fase, duas goleadas- 5 a 0 na Nova Zelândia e 3 a 0 nos donos da casa. O Brasil terminou com o Bronze, após perder de 3 a 0 para a Argentina na semifinal.
26 de julho de 2012: Brasil 3 x 2 Egito
Na estreia dos Jogos de Londres, o Brasil venceu o Egito por 3 a 2. Neymar, Damião e Rafael fizeram os gols brasileiros. Na sequência da primeira fase, novas vitórias com o Brasil marcando três gols: 3 a 1 na Bielorrússia e 3 a 0 na Nova Zelândia.
Na fase final, o Brasil manteve o padrão de fazer três gols por partida: 3 a 2 em Honduras, nas quartas, e 3 a 0 na Coréia do Sul, nas semis. Na final, porém, a história mudou e o Brasil perdeu por 2 a 1 para o México. Foi a terceira medalha de Prata do Brasil na modalidade. As outras foram em Los Angeles 1984 e Seul 1988.
E em 2016, o que esperar?

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 6 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016



