Duelo entre Brasil e Alemanha nos Jogos de Seul-88 consagrou Taffarel
Herói da conquista da Copa do Mundo de 1994 já havia brilhado na Olimpíada da Coreia do Sul, seis anos antes, em confronto de semifinal que levou o Brasil à sua segunda decisão

Se engana quem pensa que os confrontos históricos entre Brasil e Alemanha ficam restritos à Copa do Mundo. O duelo que será realizado neste sábado é mais um que ficará marcado na história das duas Seleções nos Jogos Olímpicos. O maior deles, até hoje, foi eternizado por atuação de gala do goleiro Taffarel, há 28 anos.
Brasil e Alemanha (Oriental e Ocidental) se enfrentaram quatro vezes em Olimpíada, com uma vitória brasileira, uma vitória alemã e dois empates. Sendo uma eliminação para cada lado em fases finais.
Essa história, que começou em 1952, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia tomou proporções maiores em 1988, em Seul. Ambos contavam com atletas de alto nível. No elenco alemão haviam quatro atletas que dois anos depois se tornariam campeões mundiais (Hassler, Klinsmann, Mill e Riedle), já no elenco brasileiro cinco jogadores venceriam a Copa do Mundo de 1994 (Taffarel, Jorginho, Mazinho, Bebeto e Romário).
- A Alemanha tinha um grupo muito qualificado, com Klinsmann e outros da seleção principal. Nós também, aquele time era a base da Seleção. Eu jogava pela direita e o Jorginho pela esquerda. Aquela vitória nos deu o favoritismo para a final - lembrou Luiz Carlos Winck, lateral-direito titular na Olimpíada da Coreia do Sul.
O encontro, dessa vez, foi na semifinal do torneio olímpico, um dos grandes jogos da história da Seleção Brasileira. A Alemanha Ocidental abriu o placar no começo do segundo tempo com Fach. Romário empatou e levou a partida para a prorrogação, quando um dos grandes ídolos do futebol nacional começou dar sinais de que viraria herói.
Um pênalti cometido no tempo extra quase colocou a perder a classificação para a disputa do ouro, contra a União Soviética. Mas no gol estava Claudio Taffarel, exímio pegador de pênaltis, que defendeu a cobrança de Funkel e garantiu seu primeiro "milagre" do confronto, que foi para as penalidades.
Não demorou muito para Taffarel mostrar novamente seu cartão de visitas. Logo na primeira batida da Alemanha, o goleiro evitou que a batida de Janssen resultasse em gol. O craque Klinsmman mandou na trave e deixou os brasileiros em boa vantagem. No entanto, André Cruz desperdiçou a cobrança que selaria a ida para a final. Só que os deuses do futebol haviam escolhido outro personagem para brilhar.
O alemão Wuttke tinha a missão de marcar e dar sobrevida aos companheiros na disputa, mas no gol ainda estava Taffarel, seis anos antes de contribuir de forma essencial para o tetracampeonato mundial da Seleção. Com uma estrela que não cabia no Estádio Olímpico de Seul, ele defendeu a cobrança que eliminou a Alemanha Ocidental, garantiu mais uma final olímpica para os brasileiros e marcou seu nome como um dos grandes heróis do esporte no país.
Veja a lista de confronto entre as duas seleções:
Helsinque-1952
Quartas de final - Alemanha Ocidental 4 x 2 Brasil
(na prorrogação - 2 a 2 tempo normal)
Montreal-1976
Fase de Grupos - Alemanha Oriental 0 x 0 Brasil
Los Angeles-1984
Fase de Grupos - Alemanha Ocidental 0 x 1 Brasil
Seul-1988
Semifinal - Alemanha Ocidental 1 x 1 Brasil
(2 x 3 pênaltis)

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 6 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016
