Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em maior sequência com Mano no Verdão, Zé Rafael volta à Fonte Nova

Meia-atacante deve completar sua quinta partida consecutiva como titular neste domingo, no estádio e diante do clube em que chamou atenção para ser contratado pelo Palmeiras<br>

Zé Rafael jogará na Fonte Nova pela primeira vez após trocar o Bahia pelo Palmeiras (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Em meio à briga para manter as chances de título no Campeonato Brasileiro, Zé Rafael deve ter um domingo especial. O meia-atacante vive sua maior sequência como titular do Palmeiras sob o comando de Mano Menezes e terá pela frente o Bahia, seu ex-clube, em jogo às 16h, voltando pela primeira vez à Fonte Nova, estádio onde comemorou o título mais importante da sua carreira.

Foi na arena que recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014 que Zé Rafael celebrou a Copa do Nordeste de 2017, derrotando o Sport por 1 a 0, na decisão. Sua destacada passagem pelo Bahia, com 127 partidas e 18 gols, ainda teve um marcante título baiano no ano passado, comemorado batendo o arquirrival Vitória por 1 a 0, no Barradão, a casa adversária.

TABELA
>
Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

No Verdão, o camisa 8 já pode se sentir dono da posição. Iniciou as quatro últimas partidas, nas vitórias por 3 a 0 sobre o São Paulo (quando deu assistência para Gustavo Scarpa) e 1 a 0 diante do Ceará (gol de Zé Rafael), ambas no Allianz Parque, no triunfo por 2 a 1 contra o Vasco, no Rio de Janeiro, e no empate por 1 a 1 diante do Corinthians, no Pacaembu.

Dos últimos oito jogos, ele só não foi titular no 2 a 1 sobre o Avaí, quando ficou no banco sem ser utilizado em Santa Catarina. Antes, começou jogando nas vitórias por 1 a 0 sobre Botafogo, no Pacaembu, e Chapecoense, no Allianz Parque, e no empate por 1 a 1 diante do Athletico-PR, em Curitiba.

Os números estão do lado de Zé Rafael para esse reencontro com o Bahia e a Fonte Nova. Com 23 jogos no Brasileiro, é o terceiro com mais assistências para gol: três, assim como Gustavo Scarpa e Lucas Lima, atrás apenas das quatro de Marcos Rocha e das dez de Dudu. O meia-atacante ainda é o segundo que mais dribla no Verdão: 24, sendo 16 certos e oito errados, em uma eficiência de 66,7%, segundo dados do Footstats - Dudu lidera o quesito, com 64 dribles.

Aos 26 anos, Zé Rafael tem contrato de cinco temporadas, válido até 2023. O Palmeiras pagou R$ 14,5 milhões por 70% dos direitos econômicos do jogador que, no momento, acumula cinco gols em 135 partidas pelo clube e deixa Willian, destaque do título brasileiro do ano passado, no banco. A expectativa é de que embale nesta reta final e contra seu ex-time, neste domingo.

Com 67 pontos, o Palmeiras é o vice-líder do Campeonato Brasileiro e está a 11 do Flamengo, primeiro colocado. O time rubro-negro, porém, tem uma partida a mais. O confronto diante do Bahia, nono colocado, está marcado para domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova.