Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dracena cita ‘receita’ para Palmeiras corresponder ao favoritismo em 2017

Zagueiro diz que elenco aprendeu no ano passado o que precisa fazer para conquistar títulos. Apesar da expectativa com a Libertadores, camisa 3 vê importância no Paulista

(Foto: Agência Palmeiras)
Escrito por

Os jogadores do Palmeiras sabem que terão de corresponder a uma alta expectativa em 2017. Depois do título brasileiro, a permanência da base campeã e a contratação de jogadores como Felipe Melo e Guerra, o Verdão é tratado como um dos favoritos a tudo que disputar neste ano. Edu Dracena, um dos mais experientes do grupo, tem na cabeça o que é preciso fazer.

- O Palmeiras tem tudo para isso (seguir ganhando). Uma coisa é na teoria, e outra, na prática. Na teoria todos falam que o Palmeiras é favorito em todos os campeonatos. A gente também vê dessa forma, mas não trazemos esta pressão para nós no dia a dia. Tem de ser jogo a jogo, visando se aprimorar o quanto antes, jogar como o Eduardo gosta, um estilo diferente do que estávamos acostumados, mas a confiança é total. Sempre respeitando os adversários, como fizemos ano passado, e sabemos qual é a receita para ganhar: treinar forte, alimentar bem, e descansar para render o esperado. É o que vamos fazer - explicou o camisa 3, em entrevista ao LANCE!.

Dracena será um dos titulares na estreia oficial do Verdão na temporada. Neste domingo, às 17h, o time faz seu primeiro jogo no Campeonato Paulista contra o Botafogo-SP, no Allianz Parque. Substituto de Mina, que ainda faz trabalhos físicos, o zagueiro de 35 anos de idade é dono de um currículo recheado de taças: são 16. Por isso, diz com propriedade que, se ganhar é difícil, continuar ganhando é ainda mais complicado. 

'Eu fui campeão da Libertadores em 2011, ganhando também o Paulista. Uma coisa puxa a outra, o time vai se entrosando cada vez mais', diz Edu Dracena

- Você é o time a ser batido, é o time que todos querem vencer. Atual campeão brasileiro, a responsabilidade aumenta. Alguns jogadores, às vezes, não eram tão conhecidos e hoje todos sabem como jogam. O mais importante é a pessoa manter a tranquilidade, o foco de sempre jogar bem, ajudar a equipe. O mais importante é o Palmeiras, não é o jogador, temos de pensar no Palmeiras e é o que estamos tentando fazer neste ano. Por isso falo que ganhar é muito difícil, mas manter ganhando é muito mais complicado - completou.

Embora seja o campeonato de menor relevância no calendário palmeirense, o Paulista está sendo valorizado por jogadores e comissão técnica. Além de o clube não conquistar o Estadual desde 2008, esta é a oportunidade para que o elenco dê sequência à preparação para a Libertadores. Já campeão do torneio continental em 2011, pelo Santos, Edu Dracena também está atrás do seu tetra no Paulista (ganhou pelo Peixe entre 2010 e 2012).

- Dá mais confiança quando você conquista o título. Eu fui campeão da Libertadores em 2011, ganhando também o Paulista. Uma coisa puxa a outra, o time vai se entrosando cada vez mais. É bacana, está na hora de o Palmeiras ser campeão paulista. Desde 2008 não é, há um bom tempo. É talvez o Estadual mais difícil do Brasil e dá confiança. E a Libertadores agora é até o fim do ano. Dá para conciliar até pelo elenco que a gente tem, que pode jogar qualquer um. Vamos tentar buscar nosso objetivo - completou.