Mundial de Clubes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça o Al-Ittihad, representante do país-sede do Mundial de Clubes

Equipe saudita pode enfrentar o Fluminense na semifinal da competição

Al-Ittihad conta com astros do futebol internacional e velhos conhecidos dos brasileiros (Foto: AFP)
Escrito por

Atual campeão saudita, o Al-Ittihad participará do Mundial de Clubes como time anfitrião. O torneio será realizado em Jidá, na Arábia Saudita, e a equipe contará com o apoio da torcida em busca de uma grande campanha. O Lance! traz abaixo mais informações sobre a equipe de Benzema, Romarinho e outros jogadores conhecidos do torcedor brasileiro.

Assim como as outras principais equipes da Arábia Saudita, o Al-Ittihad recebe capital do Public Investment Fund (PIF), o fundo de investimento do governo saudita. Com isso, o time gastou altos valores para reforçar o elenco com nomes de peso do futebol europeu na atual temporada. As duas principais contratações, os franceses Karim Benzema e N´Golo Kanté, chegaram a custo zero, mas com salários astronômicos. De acordo com a imprensa europeia, o atacante receberá anualmente cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,06 bilhão na cotação atual).

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Apesar do alto investimento, o Al-Ittihad caiu de desempenho na atual temporada. Campeão na última edição do Saudita, o time ocupa apenas a 5ª colocação no momento. Os outros três principais clubes do país, Al-Ahli, Al-Hilal e Al-Nassr, também receberam fortunas do Public Investment Fund (PIF). Todos estão à frente da equipe de Karim Benzema no Campeonato Nacional.

💸 PRINCIPAIS CONTRATAÇÕES DO AL-ITTIHAD PARA A TEMPORADA
Karim Benzema (Real Madrid) - custo zero
N´Golo Kanté (Chelsea) - custo zero
Fabinho (Liverpool) - 46,7 milhões de euros
Jota (Celtic) - 29,1 milhões de euros
Luiz Felipe (Bétis) - 22 milhões de euros

A má fase do Al-Ittihad levou a uma troca no comando técnico. O português Nuno Espírito Santo, que chegou a ter desentendimentos com Benzema, foi demitido em novembro. Para o seu lugar, os sauditas foram atrás de Marcelo Gallardo, técnico argentino que foi bicampeão da Libertadores com o River Plate (2015 e 2018).

➡️ Campeão da Libertadores vai disputar o Mundial de Clubes de 2025?

O governo saudita investiu no Al-Ittihad por já ser um clube de sucesso dentro do país. Fundado em 1927, é um dos times mais vitoriosos e tradicionais da Arábia Saudita. Entre as principais conquistas, estão duas Ligas dos Campeões (2004 e 2005) e nove Campeonatos Nacionais (1982, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007, 2009 e 2023).

Possível adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes, o Al-Ittihad conta com velhos conhecidos do futebol brasileiro, como Romarinho (ex-Corinthians) e Marcelo Grohe (ex-Grêmio). O volante Fabinho, que disputou a última Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, foi um dos grandes reforços para a temporada. O elenco saudita ainda tem mais dois brasileiros: Luiz Felipe, naturalizado italiano, e o meia-atacante Igor Coronado, que nunca chegou a atuar no futebol do seu país.

🔰 OS BRASILEIROS DO AL-ITTIHAD
Marcelo Grohe (goleiro)
Luiz Felipe (zagueiro)
Fabinho (volante)
Igor Coronado (meia-atacante)
Romarinho (atacante)

Ex-Corinthians, Romarinho veste a camisa do Al-Ittihad desde 2018 (Foto: Divulgação)

➡️ Em coletiva, Guardiola valoriza disputa do Mundial de Clubes: ‘É um sonho para nós’

O Al-Ittihad enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, nesta terça-feira (12), às 15h (de Brasília), a primeira partida do Mundial de Clubes. O ganhador enfrenta o Al-Ahly, do Egito. Por fim, o vencedor do confronto duela com o Tricolor das Laranjeiras em busca da sonhada vaga na decisão. Em recuperação de lesão, Benzema ainda é dúvida para o jogo de estreia.

O Al-Ittihad tentará seguir os passos do rival, Al-Hilal, que fez bonito na última edição do torneio. O clube eliminou o Flamengo na semifinal e perdeu para o Real Madrid por 5 a 3 na final. Na ocasião, o Mundial foi realizado no Marrocos, mas a equipe saudita participou como vencedora da edição mais recente da Liga dos Campeões Asiática.