Com gols dos brasileiros Luiz Adriano e Jadson, o Shakhtar Donetsk ficou com o caneco em 2009 ao bater o Werder Bremen da Alemanha por 2 a 1

O Shakhtar Donetsk tem um histórico de brasileiros em seus elencos (Foto: AFP)

Mais Que um Jogo
25/06/2018
16:16
Rio de Janeiro

Destaque brasileiro do Dínamo de Kiev, o atacante Junior Moraes foi anunciado como novo reforço do Shakhtar Donetsk. Há duas semanas tinha sido a vez do Palmeiras acertar a transferência do jovem atacante Fernando para o clube ucraniano.

Com os dois jogadores, o Shakhtar Donetsk consegue manter a sua tradição de apostar em atletas brasileiros. A lista de atletas do Brasil com passagem pelo time da Ucrânia não é pequena.

A decisão de Moraes de certa forma surpreende, uma vez que ele vinha recebendo sondagens de países com mais nome no futebol.

Fernando, por sua vez, assinou contrato de cinco anos com o clube europeu.
Vamos recordar alguns atletas brasileiros com passagem pelo Shakhtar Donetsk:

LEONARDO

Negociado pelo Santos com o Shakhtar Donetsk em 2005, o zagueiro Leonardo esteve ligado ao clube ucraniano até 2012. Foi campeão nacional na temporada de 2004/2005. Hoje, com 32 anos, é jogador do Santo André.

ISMAILY

ISMAILY
Surpresa na lista de convocados de Tite em amistosos no ano passado, o lateral chegou em 2013 ao Shakhtar Donetsk, onde joga até hoje. Ganhou por três vezes o Campeonato Ucraniano (Foto: AFP)

DODÔ

DODÔ
O lateral foi negociado no ano passado pelo Coritiba com o Shakhtar Donetsk, onde joga atualmente. (Foto: Reprodução)

MÁRCIO AZEVEDO

MÁRCIO AZEVEDO
O lateral-esquerdo Márcio Azevedo foi campeão ucraniano entre 2016 e 2017. Atualmente está no futebol grego. (Foto: AFP)

FERNANDO

fernando shakhtar
Hoje no Spartak Moscou, o volante Fernando, revelado nas categorias de base do Grêmio, jogou entre 2013 e 2015 pelo Shakhtar Donetsk. (Foto: AFP)

FRED

FRED
O volante que está disputando a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira foi negociado este mês com o Manchester United de José Mourinho. O clube ucraniano vai faturar 55 milhões de euros (cerca de R$ 240 milhões com o acordo). Foi três vezes campeão ucraniano. (Foto: AFP)



BERNARD

BERNARD
O meia Bernard, que foi negociado em 2013 pelo Atlético-MG com o Shakhtar Donetsk, faz o caminho contrário de Fernando e de Moraes. Está deixando o clube após cinco temporadas e a conquista de dois títulos do Campeonato Ucraniano. (Foto: AFP)



FERNANDINHO

FERNANDINHO
O Shakhtar Donetsk contou com o futebol de Fernandinho por oito temporadas, entre 2003 e 2015. Com mais de 280 jogos pelo clube e campeão ucraniano em seis ocasiões, tem seu nome no coração dos torcedores. Hoje é jogador do Manchester City e também está disputando a Copa do Mundo da Rússia com Tite. (Foto: AFP)

WILLIAN

WILLIAN
Hoje no Chelsea, o meia brasileiro Willian jogou entre 2007 e 2013 no Shakhtar Donetsk. Foi cinco vezes campeão ucraniano e também conquistou a Liga Europa de 2009. Atualmente no Chelsea, é titular na Seleção Brasileira de Tite. (Foto: AFP)

ILSINHO

ILSINHO
O meia que se destacou pelo São Paulo também fez história no Shakhtar Donetsk. Ele teve duas passagens pelo clube, conquistando por três vezes o título nacional. Porém, seu maior troféu foi ter vencido a Liga Europa pelo clube da Ucrânia. Atualmente está no futebol dos Estados Unidos. (Foto: AFP)

ALAN PATRICK

ALAN PATRICK
Desde 2011 no Shakhtar Donetsk e atualmente no clube, Alan Patrick nunca conseguiu se firmar na Ucrânia. Neste período, acumulou passagens por Internacional, Palmeiras e Flamengo. (Foto: AFP)

JADSON

Jadson Shakhtar Donetsk
Ídolo da torcida do Corinthians, seu atual clube, o meia Jadson jogou pelo Shakhtar Donetsk entre 2005 e 2012, sendo por cinco vezes campeão nacional. Também ganhou a Liga Europa de 2009. (Foto: UEFA)

ELANO

ELANO
O meia Elano defendeu o Shakhtar Donetsk entre 2005 e 2007 e também foi campeão ucraniano. (Foto: AFP)

MATUZALÉM

MATUZALÉM
O volante Matuzalém, que disputou a temporada passada pelo Hellas Verona da Itália, defendeu o Shakhtar Donetsk entre 2004 e 2007, conquistando dois títulos nacionais. (Foto: AFP)

DOUGLAS COSTA

DOUGLAS COSTA
Outro brasileiro que está com Tite na Rússia, Douglas Costa também passou pelo Shakhtar Donetsk. Revelado pelo Grêmio, ele tem cinco títulos ucranianos no currículo. Depois de uma passagem pelo Bayern de Munique, atualmente defende a Juventus. (Foto: AFP)

ALEX TEIXEIRA

ALEX TEIXEIRA
Promessa das categorias de base do Vasco, Alex Teixeira jogou por cinco anos no Shakhtar Donetsk, entre 2010 e 2015. Ganhou cinco vezes o Campeonato Ucraniano e agora está no futebol da China. (Foto: AFP)

LUIZ ADRIANO

LUIZ ADRIANO
Um dos brasileiros de maior sucesso com a camisa do Shakhtar Donetsk. Luiz Adriano jogou por oito anos no clube ucraniano, ganhando diversos títulos locais, como o Campeonato Ucraniano em seis ocasiões. O seu melhor momento foi a conquista da Liga Europa de 2009. Atualmente está no Spartak Moscou da Rússia. (Foto: AFP)

BRANDÃO

BRANDÃO
Atualmente jogando no futebol da Grécia, o atacante Brandão defendeu o Shakhtar Donetsk entre 2002 e 2009. Anotou mais de 90 gols pelo clube e está na lista dos grandes artilheiros. (Foto: AFP)

TAISON

TAISON
Mais um na lista de Tite na Copa do Mundo da Russo, o atacante Taison é um dos destaques do Shakhtar Donetsk. Desde 2013 no clube, ganhou quatro títulos do Campeonato Ucraniano. (Foto: AFP)

MARLOS

MARLOS
Desde 2014 no Shakhtar Donetsk, o meia Marlos foi campeão ucraniano na temporada 2016-2917. É um dos jogadores respeitados do elenco. (Foto: AFP)

DENTINHO

DENTINHO
Três vezes campeão ucraniano, o atacante Dentinho, ex-Corinthians, está no clube desde 2011, mas foi emprestado ao Besiktas da Turquia neste período. (Foto: AFP)



WELLINGTON NEM

WELLINGTON NEM
Criado no Fluminense e com passagem apagada pelo São Paulo, Wellington Nem integra atualmente o elenco do Shakhtar Donetsk. Foi campeão ucraniano na temporada 2013-2014. (Foto: AFP)