Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Volta da França: Froome encaminha o tetra e Kittel abandona

A 17ª etapa, vencida por Primoz Roglic (ESL), é marcada por um acidente que tira Marcel Kittel da prova e o terceiro lugar de Chris Froome, que amplia liderança na Camisa Amarela

Primoz Roglic vence etapa (Foto: JEFF PACHOUD / AFP)
Escrito por

Um acidente no quilômetro 20 da 17ª etapa da Volta da França – de montanha, entre La Mure e Serre Chevalier, de 183km – envolvendo vários ciclistas acabou tirando da prova o maior vencedor de etapas desta edição da competição mais importante do ciclismo. Marcel Kittel levou um tombo, ficou machucado, precisou trocar a sapatilha e demorou para retornar para a prova.

Como se tratava de etapa de montanha – que não é a sua especialidade –, as dores estavam fortes e tudo indicava que o melhor velocista da atualidade ficaria muito atrás e não atingiria o tempo mínimo para a chegada, Kittel abandonou a prova. Com isso, o alemão perderá a camisa verde (que equivale ao vencedor por pontos) para Michael Matthews, australiano da equipe Sunweb.

Kittel é mais um sprinter de ponta que deixa a prova. Primeiro foi o espanhol Alejandro Valverde. Depois, o theco Peter Sagan e o britânico Mark Cavendish. O primeiro foi eliminado por ter sido considerado culpado pelo acidente que tirou o segundo na reta final da etapa três.

Sem os três, Kittel teve facilidade para vencer cinco etapas e tudo indicava que ganharia pelo menos mais duas (as 19 e 21). Porém, com a sua desistência, a camisa verde caiu no colo de Mathews. No momento, a diferença que já foi de 150 pontos, caiu para nove, 373 a 364. Mas como abandonou, o alemão já não aparece na classificação oficial.

A prova – que contou com a presença do presidente da França, Em-
manuel Macron, na chegada – foi vencida pelo esloveno Primoz Roglic
5h07min30, com muita vantagem: 1m15s de frente para o segundo colocado, Rigoberto Urán. Líder da camisa amarela, Chris Froome terminou em terceiro, com Romain Bardet em quarto. 

Froome manteve a liderança, com Urán dividindo o segundo lugar com Romain Bardet, 27 segundos atrás do ponteiro. Fabio Aru, que já foi líder da volta e ocupava a vice-liderança, terminou em décimo e caiu para a quarta posição.

A etapa desta quinta-feira, a 18ª, é a última de montanha. Será entre as cidades de Briançon e Izoard, 179km. E decisiva. Caso Rigoberto Urán, Romain Bardet e Fabio Aru não vençam com ótima diferença para Chris Froome, o tetracampeonato (e tricampeonato seguido) para o britânico será quase certo. Afinal, ficarão faltando apenas duas etapas planas (onde todos chegarão com o mesmo tempo) e uma etapa contrrarrelógio, na qual Froome sempre consegue colocar muitos segundos de vantagem para seus concorrentes diretos.