Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Templo do boxe no Brasil, Baby Barioni vai reabrir em dezembro

Complexo esportivo está em obras há quase três anos e tem previsão de voltar a receber o esporte no fim de 2017. Presidente da Federação Paulista de Boxe está ansioso por retorno

(Foto: Divulgação)
Escrito por

O melhor do boxe brasileiro terá de esperar pelo menos até o fim do ano para voltar a se apresentar em seu principal ringue. A previsão da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) é de que a conclusão das obras de modernização no Complexo Desportivo Baby Barioni, em São Paulo, ocorra em dezembro. Segundo a SELJ, R$ 27 milhões foram investidos e o início da obra foi autorizado em julho de 2014.

 - Estamos muito bem em Guarulhos com os eventos aos sábados. Nada nos falta e somos muitos bem recebidos. Mas o retorno para o Baby Barioni é uma prioridade para o boxe. Foram 19 anos no mesmo local. As pessoas se habituam e a tradição é muito grande - disse Newton Campos, 91 anos, presidente da Federação Paulista de Boxe.

Newton é responsável por organizar seis torneios de boxe amador: Forja dos Campeões, Luvas de Ouro, Campeonato Paulista, Campeonato Feminino e Infantil. Além de combates entre profissionais. Acelino Popó Freitas, antes de se tornar campeão mundial, lutou no lendário ginásio em 1998.

 - O Baby Barioni é a casa do boxe. Lutei muito lá. O boxe tem de voltar para lá. Lutei a Forja, Paulista de Luvas de Ouro. Muita gente é formada lá - disse Esquiva Falcão, medalhista de prata na Olimpíada de Londres-2012, que atualmente tem contrato com a empresa norte-americana Top Rank, já fez 17 lutas como profissional e é uma das esperanças do país para alcançar uma oportunidade de disputar o título mundial. Ele é o 23º no ranking do Conselho Mundial de Boxe entre os pesos médios.

O treinador Marcos Macedo trabalha há 40 anos com o boxe amador.

- Depois desse tempo todo só posso dizer que o Baby Barioni é um ícone do boxe brasileiro. Muitos atletas, a maioria que teve destaque, foi formada lá dentro - afirma.

O presidente Newton Campos pede rapidez no encerramento das obras.

- Não entendo o motivo de tanta demora -  disse o dirigente.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo também se posicionou sobre as obras no complexo. 

"Novos espaços estão em fase final de construção. Entre eles, um edifício para lutas e artes marciais, além de uma academia. Todos os vestiários, estacionamentos e pontos de atendimento serão mantidos, modernizados e remodelados para que o complexo seja integralmente utilizado por pessoas com deficiência".