É ouro! Edival Pontes recoloca Brasil no topo no taekwondo após 12 anos

Atleta da Paraíba, de 21 anos, é o campeão na categoria até 68kg. <br>Última conquista havia sido com Diogo Silva, no Rio, em 2007

Edival Pontes
Netinho vence luta complicada e conquista o ouro. (Reprodução/Facebook)

Escrito por

O atleta de taekwondo Edival Pontes, o Netinho, é campeão na categoria até 68kg e conquistou a medalha de ouro no Pan de Lima, neste domingo. O brasileiro venceu Bernardo Pie, da República Dominicana, em um combate muito emocionante e de virada por 17 a 14. Desde 2007, o país não conquistava uma medalha de ouro na modalidade em Jogos Pan-Americanos. O último a conseguir o feito foi Diogo Silva, no Rio de Janeiro. 

O primeiro round foi bastante estudado e terminou com a vantagem mínima para o brasileiro: 2 a 1. No segundo, o dominicano dominou as ações e disparou no marcador com 11 a 5, deixando Netinho em situação complicada.

O terceiro round começou com Netinho muito agressivo, indo em busca da vitória. Aos poucos, o brasileiro foi diminuindo a vantagem até empatar o combate em 11 a 11. Netinho assumiu a ponta faltando menos de 30 segundos para o final. Nos últimos segundos, o brasileiro conseguiu marcar mais pontos e fechou em 17 a 14. 

Netinho tem apenas 21 anos e já foi campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Com a medalha, o Brasil soma agora três ouros e doze medalhas no total, em Lima. O país também tem quatro pratas e cinco bronzes. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter