Lacrosse, Flag Football e Squash; conheça as modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

COI anunciou a inclusão desses esportes que farão parte do retorno das Olimpíadas à cidade da Califórnia

imagem cameraNFL realizará camp juvenil de flag football no Brasil ainda neste mês de outubro (Foto: Divulgação / NFL Flag)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/10/2023
17:12
Atualizado em 19/09/2024
14:01
Compartilhar

Com o aval do Comitê Olímpico Internacional (COI), da inclusão de cinco novos esportes nos Jogos de Los Angeles 2028, novos esportes farão a sua estreia e alguns a reestreia no maior torneio poliesportivo do mundo, já que chegaram a fazer parte da lista de esportes olímpicos, há mais de cem anos. Outros esperaram 20 anos para serem incluídos, após diversas tentativas.

Flag Football, Squash, Beisebol/Softbol, Críquete e Lacrosse, são os novos esportes que estarão nas Olimpíadas do território norte-americano. Talvez você que esteja lendo os nomes e não está entendendo do que cada um se trata. Pensando nisso, o Lance! tira as suas dúvidas e explica o significado de cada um dessas modalidades.

+ Lutadores reagem anúncio de saída da Agência Antidoping dos EUA do UFC

+Oitavas de final da Liga Nacional de Futsal terão árbitro de vídeo

FLAG FOOTBALL

Seleção Brasileira de Flag Football (Foto: Divulgação)

Semelhante ao futebol americano, o jogo consiste em usar um cinto de fita (flag) e caso o jogador do time da defesa tire este cinto, o time de ataque acaba sua decida (down) e começa uma nova descida daquele ponto. Assim como o esporte mais popular dos Estados Unidos, o time de ataque tem 4 chances para chegar ao meio, saindo da linha de cinco jardas (4,57 m), e mais 4 chances para o touchdown.

Após um touchdown o time de ataque pode escolher fazer uma conversão de 1 ou 2 pontos, saindo da linha de 5 ou 10 jardas, respectivamente. As diferenças são: Não há chutes e o contato entre os participantes não é permitido. O jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos.

A modalidade segue em crescente no Brasil e é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). As “Onças do Brasil” como são chamadas as representantes das equipes nacionais, é a quarta colocada do ranking mundial e venceram no ano passado o primeiro torneio sul-Americano de flag football.

+ NFL lança programa de categoria de base no Brasil, em parceria com a CBFA

SQUASH

(Foto: ADEK BERRY/AFP)

Baseado nos princípios do tênis, a modalidade trata-se de rebatidas de bola com o uso de uma raquete. Essa denominação refere-se ao som emitido quando a bola do jogo é esmagada – squash, em inglês – pela raquete contra a parede.

As partidas podem ser jogadas com dois jogadores - um contra o outro - ou quatro - duas duplas - assim, cada um deve portar uma raquete e é utilizada apenas uma bola preta de borracha para cada partida.

O esporte que surgiu na França no século XVI, é uma modalidade que tem nos Jogos Pan-Americanos e o Brasil tem nove medalhas, duas de prata e sete de bronze, a última vencida em 2011.

+Como funciona a escolha de novos esportes para as Olimpíadas?

BASEBALL/SOFTBALL

(Foto: Divulgação)

O Basebol é bem conhecido nos esportes americanos e principalmente por fazer parte de seriados e filmes dos EUA. O esporte é praticado num campo ao ar livre e possui 4 bases. Um jogo é composto de 9 entradas (partidas) — mesma quantidade de jogadores em campo — sem um tempo definido.

As posições dos jogadores vão se alternando durante a partida. Primeiro, a equipe visitante ataca, ou seja, cada jogador tentará rebater a bola com o bastão e correr para as bases.

Enquanto isso, a equipe da casa começa defendendo, ou seja, um jogador (o arremessador) vai arremessar a bola, e os outros 8 jogadores vão posicionar-se para agarrar a bola, caso o jogador da equipe adversária consiga rebater a bola. Após os 9 jogadores da equipe visitante atacarem, as funções se invertem.

No caso do Softbol, é praticado em sua maioria por mulheres, uma versão mais simplificada do basebol. As principais diferenças são: Dimensões da bola (maiores no softbol), o campo (menor do que o de beisebol) e a duração do jogo (o qual é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no desta categoria é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca.

+Quais modalidades estarão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024?

(Foto: KAZUHIRO FUJIHARA / AFP)

Nos dois esportes, o Brasil tem seus respectivos times, no entanto, não tem chance de medalha.

A Seleção Brasileira irá disputar os Jogos de Santiago que começam na próxima sexta (20). No entanto, nunca chegou a ir para uma olimpíada, e atualmente a classificação é considerada difícil.

+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

CRÍQUETE

Seleção Brasileira feminina de críquete (Foto: Divulgação)

O objetivo deste jogo é marcar mais corridas do que o time adversário, e isso é feito ao bater a bola com o bastão e correr de um lado do campo para o outro. Para isso acontecer, é necessário eliminar os 10 wickets adversários e o ataque conseguirá o maior número de corridas. Cada equipe tem um turno de rebatidas e um turno de arremessos e defesas.

Em um campo ouvalado e possui um interno, onde o jogo principal ocorre, e um externo, onde os jogadores que estão rebatendo tentam marcar corrida. A equipe que está arremessando tentam retirar os adversários acertando os wickets, que são três postes verticais com duas pequenas travessas horizontais no topo, localizados no final do campo de arremesso.

Se a bola acerta o wicket e derruba as travessas, o jogador é eliminado. Caso ele rebata e ela vai para fora do campo sem tocar o chão, marca quatro corridas. Caso a bola vai para fora do campo após tocar o chão, ele marca duas corridas.

No Brasil, temos a Confederação Brasileira de Cricket (CBC) e temos um potencial maior para chegar aos Jogos com a equipe feminina, que foi terceira colocada na classificatória sul-americana para a Copa do Mundo.

+COI revela planos para criar Jogos Olímpicos de Esports

LACROSSE

(Foto: Sean M. Haffey/ AFP)

Esta modalidade também faz parte de seriados norte-americanos, como, por exemplo, a série adolescente “Teen Wolf”. O objetivo é marcar o máximo possível de gols no time adversário. Para isso, cada equipe deve atingir, com o uso do bastão (chamado de crosse), uma pequena e sólida bola em direção ao interior do gol rival.

Uma particularidade deste esporte é o uso de bastões com uma espécie de cesto em uma das extremidades, onde os jogadores devem carregar a bola durante o jogo.

Diferentemente de outros esportes, esta modalidade ainda dá passos lentos no Brasil. A confederação tem pouco tempo de existência, é sediada nos Estados Unidos, e a seleção não possui histórico internacional.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

Siga o Lance! no Google News