Oscar Piastri dominou o segundo treino livre do GP da Emilia-Romagna, em Ímola, na Itália, nesta sexta-feira (16). O australiano manteve o ritmo forte da primeira sessão e garantiu a primeira colocação. O companheiro de equipe de Piastri, Lando Norris, ficou em segundo lugar, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, completou o top 3. Gabriel Bortoleto terminou em 16º, à frente de Nico Hulkenberg, que ficou na 19ª colocação.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi o segundo treino livre no GP da Emilia-Romagna?
Antes do início dos treinos, Carlos Sainz recebeu uma multa de mil euros (cerca de R$ 6,3 mil na cotação atual) por exceder o limite de velocidade no pit lane durante a primeira sessão. Além disso, um representante da Ferrari terá uma reunião com os diretores de prova às 13h30 (horário de Brasília) para tratar do incidente relacionado à pressão dos pneus de Charles Leclerc na mesma sessão.
Na pista, Isack Hadjar começou liderando com a Racing Bulls, marcando 1m16s764. Logo depois, o top 3 passou a mudar: Norris assumiu a liderança com 1m16s074, quase quatro décimos à frente de Max Verstappen, o vice-líder naquele momento. Oscar Piastri aparecia em terceiro.
➡️ Hamilton desabafa sobre adaptação à Ferrari: “Desafiador”
Alonso quase atinge Colapinto
O cenário da Sauber não era animador: Gabriel Bortoleto apareceu em 17º, e Nico Hülkenberg, em 18º. Fernando Alonso quase atingiu a traseira de Franco Colapinto, que seguia em baixa velocidade e mal posicionado na pista. Na ponta, Carlos Sainz chegou a liderar com 1m15s992 pela Williams, mas logo viu Alex Albon garantir a dobradinha da equipe, superando as McLarens.
Norris respondeu com 1m15s952, apenas 0s040 mais rápido que Sainz. Bortoleto melhorou seu tempo, mas permaneceu em 18º, com 1m17s116 como melhor marca. Minutos depois, George Russell registrou 1m15s693 e ficou na ponta.
O britânico da McLaren passou o tempo de Russell, cravou 1m15s318 e superou o compatriota por três décimos. Piastri, após receber um “banho de terra” do carro à frente no último setor, ultrapassou Norris por 0s025. Enquanto isso, Bortoleto melhorou seu desempenho e subiu para 14º, à frente de Nico Hulkenberg. Na Ferrari, ambos os pilotos reclamaram dos freios.
Pierre Gasly, que estava em terceiro lugar no treino, circulava com pneus médios. Antonelli passou raspando pelo carro de Tsunoda e reclamou pelo rádio: “Aquilo foi muito perigoso!”.
Bandeira vermelha
Aos 10 minutos finais, a bandeira vermelha foi acionada. Isack Hadjar perdeu a traseira do carro, rodou e bateu de lado na barreira de pneus. O franco-marroquino ainda conseguiu manter o carro em movimento, mas as rodas traseiras ficaram presas na brita enquanto ele tentava retornar à pista. O bico do carro chegou a ficar sobre o traçado, numa posição perigosa para os demais pilotos, o que motivou a paralisação da sessão.
Após a bandeira vermelha, Oscar Piastri se manteve na liderança, Lando Norris ficou em segundo lugar e Pierre Gasly completou o top 3.
Veja os resultados do segundo treino livre do GP da Emilia-Romagna
Próximos compromissos
Os carros voltam ao Autódromo Enzo e Dino Ferrari neste sábado (16). Os pilotos irão participar do terceiro treino livre e a classificação, que define o grid de largada. A transmissão será pela Bandsports, Band e F1TV. Veja horários: