Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Emocionante! No último lance, Brasil vence EUA em torneio de rugby

Seleção brasileira chegou a tomar virada incrível no jogo, mas acabou se recuperando e bateu os norte-americanos por 24 a 23 com pênalti no fim da partida 

Seleção brasileira conseguiu vitória histórica no último lance da partida (Foto: João Neto/Fotojump)
Escrito por

Histórico e com emoção até o final. Assim foi a primeira vitória da Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV no Americas Rugby Championship. Depois de tomar uma grande virada, o time brasileiro se recuperou e venceu os Estados Unidos por 24 a 23, neste sábado, na Arena Barueri, em jogo válido pela quarta rodada da competição, que é a maior do continente. A vitória veio no último lance da partida, em penal convertido por Moisés, para delírio do público presente.

- Única coisa que me vem à cabeça, agora, é todo o trabalho que nós temos feito. Eu preciso agradecer às pessoas, como os jogadores, que se dedicam nas Academias Top 100, o estafe... Este trabalho vem aumentando gradativamente. Temos muito a mostrar - comenta Moisés, que contou o que passou em sua cabeça na hora do momento decisivo do jogo.

- Pensei na minha família, fiquei tranquilo e converti - completa o camisa 10 do Brasil, sobre o lance histórico neste sábado.

Esta é a primeira vitória dos Tupis na competição, além deste ter sido o duelo inaugural entre as duas equipes na história. Com isso, o time verde e amarelo encerra a série invicta dos norte-americanos. Atualmente, o Brasil aparece na 42º posição da classificação geral da World Rubgy, entidade que rege o esporte no mundo, enquanto os Estados Unidos figuram em 16º.

Os pontos brasileiros foram anotados por Moisés, Lucas Duque e Felipe Sancery. O resultado mostra que o processo de desenvolvimento a longo prazo implantado pela Confederação Brasileira de Rubgy vem dando efeito.

- Não tenho nem palavras para descrever esse momento. É superação. Vencemos o time líder do campeonato. Não tenho nem palavras. Vitória histórica, neste primeiro embate contra os norte-americanos - afirma Nick Smith, capitão do Brasil, ao final do duelo.

Na próxima rodada, no dia 5 de março, o Brasil se despede de Barueri e vai para São José dos Campos visando ao clássico diante da Argentina, pela última rodada do Americas Rugby Championship.

O Jogo

De maneira avassaladora, os Tupis fizeram a alegria do público logo nos primeiros minutos. Bem postado e com as linhas coesas, o Brasil fez valer o mando de campo. Logo aos três minutos, Moisés converteu penal para colocar os Tupis em vantagem. Encurralados, os norte-americanos agrediram pouco os sul-americanos. Em grande parte da primeira etapa, a equipe verde e amarela se manteve presente no campo ofensivo.

O bom momento culminou nos belos tries de Felipe Sancery, em arrancada, e de Tanque, na força. No placar, o Brasil abriu 18 a 0 contra os atuais líderes do Americas Rugby Championship. Ao longo do primeiro tempo, os EUA foram se recuperando.

O crescimento dos norte-americanos culminou na diminuição da diferença do placar. Até então, 18 a 8. O Brasil, bem postado, conseguiu frear o ímpeto dos EUA. Nos contra-ataques, ficou bem perto de aumentar a vantagem, contudo o duelo se encaminhou ao intervalo com 10 pontos à frente para os Tupis.

No retorno à etapa final, os Estados Unidos buscaram mais as ações ofensivas e chegaram ao try de Schirmer. O fato não abalou a Seleção Brasileira, que manteve o ritmo do primeiro tempo. Tanque, em penal, pontuou aos Tupis.

Com as duas equipes bem postadas, o jogo teve mais disputas físicas e ficou truncado no meio-campo. O Brasil, bem no scrum, soube controlar as investidas e sair com velocidade ao recuperar a bola.

Na reta final, os Estados Unidos conseguiram a virada no placar. Pela primeira vez, estiveram à frente do marcador. Faltando poucos minutos para o término do confronto, a emoção tomou conta do banco de reservas verde e amarelo e da torcida.

Nos segundos finais, o árbitro anotou um penal ao Brasil. Moisés foi para a bola e converteu com belo chute. A torcida foi ao êxtase, assim como toda a equipe nacional, que conquistou um resultado histórico neste sábado.