Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

David Moura e Rafael Silva dão prata e bronze ao Brasil no Mundial de judô

Brasileiros da categoria acima de 100kg vão ao pódio e ampliam para quatro o número de medalhas da delegação. Líder do ranking não resiste à lenda Teddy Riner, que sela o octa

David Moura e Rafael Silva asseguraram ao país uma prata e um bronze no Mundial (Foto: Paulo Pinto/CBJ)
Escrito por

Os brasileiros David Moura e Rafael Silva, da categoria acima de 100kg, asseguraram ao país uma prata e um bronze, respectivamente, neste sábado, no Campeonato Mundial de judô, em Budapeste (HUN). O primeiro não resistiu ao francês Teddy Riner, que chegou ao oitavo título mundial. Baby, por sua vez, superou o húngaro Borna Bor na briga pelo terceiro lugar.

Em uma decisão muito disputada, David deu esperanças de que a vitória seria possível. Mas Riner conseguiu aplicar um ippon a 1m40 do Golden Score para manter sua soberania.

O francês está invicto na categoria há sete anos. Foram 134 triunfos no período. Sua última derrota aconteceu no dia 13 de setembro de 2010, quando o japonês Daiki Kamikawa o derrotou no Mundial Absoluto.

– Estudei muito ele. Deu tudo certo no meu estudo, mas no final... A luta foi como eu gostaria, talvez criando mais momentos para acertá-lo. Mas fiz uma excelente competição e estou muito feliz com a prata, mesmo o ouro tendo passado tão perto. Tenho muito para evoluir e mais alguns anos para ganhar dele – disse Moura, de 30 anos.

Com os resultados, o Brasil terminou as competições individuais do Mundial com quatro medalhas. As outras duas foram o ouro de Mayra Aguiar (78 kg) e o bronze de Érika Miranda (52 kg). Na história do evento, já são 44 pódios. 

Os outros brasileiros que competiram no mesmo dia ficaram pelo caminho. Maria Suelen Altheman (+78kg) venceu o desafio da estreia contra a argelina Sonia Asselah, mas perdeu por ippon para a chinesa Yu Song em seguida.

Já Luciano Corrêa (100kg), campeão mundial em 2007, se despediu na primeira luta ao perder para o britânico Benjamin Fletcher.

Neste domingo, o Brasil disputa a competição por equipes mista, que entrou no programa pela primeira vez este ano. A estreia será contra China ou Polônia, às 4h (de Brasília). As finais acontecem às 11h.