Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa Brasil terá Robert Scheidt e Isabel Swan em classes olímpicas

Medalhistas serão atrações especiais da competição, que será disputada em Florianópolis<br>

Robert Scheidt será uma das atrações da Copa Brasil (Foto: Gustavo Roth/ Agência Preview)
Escrito por

A Copa Brasil de Vela de 2018 terá a participação especial de dois medalhistas olímpicos. Atleta brasileiro com o maior número de pódios olímpicos (cinco no total), Robert Scheidt vai disputar a competição na classe Laser, na qual conquistou dois ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004). Isabel Swan, medalhista de bronze em Pequim-2008, competirá na Nacra 17, ao lado de João Bulhões. As primeiras regatas estão marcadas para a próxima terça-feira, a partir de 12h, na sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina.

– Estou indo pelo prazer do esporte. Não quer dizer que eu tenha voltado definitivamente à classe ou tenha aspiração olímpica. Não estou pensando nisso. Quero ir para curtir a minha velejada. Lógico que quero ir bem, mas o intuito é voltar a velejar num grande evento e numa classe que me deu tanto prazer. E num lugar maravilhoso como Florianópolis – afirmou Robert Scheidt, que disputou os Jogos Rio-2016 na Laser.

A última participação de Scheidt na Copa Brasil tinha sido em março de 2017, ainda pela classe 49er. Na semana passada, o velejador conquistou o título do Sul-Americano da classe Star, no Rio de Janeiro. No embalo dessa competição, decidiu participar da Copa Brasil na sequência.

Já Isabel Swan também não participava da Copa Brasil desde o começo de 2017. Após um período afastada do esporte, aos poucos retoma a carreira dentro d’água.

– Estou feliz de retornar. Estamos treinando há apenas dois meses, mas a gente vai batalhar e tentar colher bons frutos na raia”, disse Isabel, medalhista de bronze na classe 470 feminina em Pequim.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

O campeonato serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019 e terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.