Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com atleta de 85 anos, Rio recebe o Brasileiro Master de remo

Evento terá o remador Manoel de Carvalho, o mais velho em atividade no Estado

Paulo Carvalho e Manoel Carvalho, filho e pai, disputam o Brasileiro de Remo Master juntos (Foto: Divulgação)
Escrito por

O Rio de Janeiro recebe o Campeonato Brasileiro Master, neste final de semana, a partir das 7h30. O evento, que acontecerá no Estádio de Remo da Lagoa, já tem recorde de inscritos e contará com a participação de 403 atletas, entre eles, o remador Manoel de Carvalho, de 85 anos, o mais velho em atividade no Estado do Rio de Janeiro. Participarão da competição times como o atual campeão brasileiro Clube de Remo Rio de Janeiro, Botafogo, Guanabara, Piraquê, Grêmio Náutico União e Amazônia Clube de Regatas, entre as mais de 20 equipes inscritas.

Pela primeira vez, a Federação de Remo do Rio será a entidade responsável pela organização e realização do campeonato com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR). A competição terá início na próxima sexta-feira, com o congresso técnico. Sábado e domingo, acontecerão as 140 provas, premiação e festa julina no encerramento para confraternização dos participantes.

Para o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, é um orgulho e uma responsabilidade muito grandes organizar e realizar o campeonato nacional e garante que no que depender da entidade o evento será um sucesso absoluto.
- Assumimos essa responsabilidade e está sendo um grande desafio para todos os envolvidos, mas garanto que a FRERJ não vem medindo esforços para manter o legado olímpico, no Estádio de Remo da Lagoa, desde 2016. Já está tudo pronto para a realização da regata nacional. Inclusive, durante as provas vamos ter balizador para ter segurador, garantindo assim não ter nenhum problema de largada. Queremos que o Rio de Janeiro seja um referencial para o remo brasileiro – comentou o presidente da FRERJ.

Segundo Paulo Carvalho, quem for ao Estádio de Remo, neste final de semana, terá a oportunidade de assistir a provas muito disputadas, pois as equipes inscritas vão lutar pelo título brasileiro de 2019 remada a remada, tornando a regata num verdadeiro espetáculo.

- Serão muitas provas disputadas com garra e determinação por mais de 400 atletas, em raias com número maior de barcos, o que torna a competição mais bonita e emocionante para quem assiste. Além disso, o encerramento do evento será realizado com uma festa julina, no espaço em cima das garagens para confraternização dos participantes, em ambiente festivo – completou o presidente da FRERJ.

Expectativa de um veterano

Para o remador Manoel de Carvalho, do Clube de Remo Rio de Janeiro, a expectativa é grande. Ele vai participar de três provas dividindo o barco com o filho Paulo Carvalho, o Double Skiff, Four Skiff Masculino e Four Skiff Misto.

- Como em todas as competições que participo sempre fico na expectativa da largada. Mesmo já sendo um veterano do esporte eu fico ansioso e tenho aquele friozinho na barriga antes das provas como se fosse a primeira vez – conta o remador.

Manoel de Carvalho começou a remar depois que me tornei militar reformado, com mais de 40 anos. Foi levado pelo irmão, José de Carvalho (pai dos remadores Ricardo e Ronaldo de Carvalho, medalhistas de ouro no Panamericano de 1983 e 1987). “Aprendi muito com ele e nunca mais parei. Ao longo de todos esses anos ganhei muitas medalhas e quero ganhar mais. Espero estar no lugar mais alto do pódio neste final de semana”, completou.