Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

COI considera medidas preventivas contra Nuzman após prisão

Entidade reafirma que colabora com investigações e avisa que Comissão de Ética pode agir

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Escrito por

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que poderá tomar "medidas provisórias" contra o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, após a decretação da prisão do brasileiro nesta quinta-feira, em desdobramento da Operação "Unfair Play", da Polícia Federal. 

O COI reforçou que vem colaborando com todas as investigações desde que agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Nuzman.


"O chefe da comissão de ética e o oficial de compliance pediram às autoridades brasileiras acesso a todas as informações disponíveis para que o COI possa conduzir uma investigação própria, e também ofereceu cooperação total [com a apuração] no Brasil. Dados os novos fatos, a comissão de ética do COI pode considerar tomar medidas preventivas, embora respeite o direito de o senhor Nuzman ser ouvido", disse o Comitê, em nota. 

Segundo a Polícia Federal e o Ministério Público, houve tentativa de ocultação de bens nas últimas semanas, após mandado de busca na casa dos envolvidos realizado na Operação "Unfair Play", realizado no mês passado.

Nuzman e Gryner teriam sido os elos entre o esquema de propina comandado por Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, e integrantes africanos do Comitê Olímpico Internacional. Com dinheiro do empresário Arthur Soares, que está foragido, os dirigentes esportivos teriam comprado votos a favor do Rio na eleição olímpica realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009.