Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cidades interessadas em sediar Olimpíada terão que fazer referendo

Medida é aplicada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para que haja desistências e melhora no processo de candidaturas. Escolha de cidade será feita após aprovação popular

O presidente do COI, Thomas Bach quer melhorar processo de candidaturas  (Crédito: Flickr/COI)
Escrito por

As cidades que estão interessadas em sediar Jogos Olímpicos terão que cumprir uma etapa. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai pedir para que as cidades façam um referendo e que será analisado previamente por uma aprovação popular. O motivo da medida é por causa de desistência de metrópoles após divulgar interesse em sediar uma Olimpíada. 

Segundo John Coates, líder de um grupo-trabalho instituído pelo comitê, os pedidos de referendos serão introduzidos na Carta Olímpica (estatuto do COI) e apreciados na assembleia desta semana e incorporados em breve. 

- Não é irracional dizer que antes que consideremos uma cidade [candidata], é preciso que ela nos satisfaça e tenha o apoio público e do governo e, consistentemente com isso, se a cidade for de um país que exija referendo, procure o COI depois de fazê-lo. Nós não gostamos de aceitar cidades e depois elas desistirem - afirmou Coates.

Vale lembrar que nove cidades abandonaram seus pleitos depois de fazerem consultas públicas. O presidente do COI, Thomas Bach disse que a entidade não quer restringir o número de interessados, mas melhorar o processo.