Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeonato Internacional de Badminton começa nesta quinta

Chave principal da competição no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, começa na quinta-feira. Na quarta, Seleção Brasileira realiza treino aberto 

Eva Lee e Paula Lynn estão entre os nomes que disputarão o International Badminton Cup, (Foto: Divulgação / Badminton Photo)
Escrito por

Com a proximidade do fechamento do ranking que definirá os atletas classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (1º de maio), a 31ª Brazil International Badminton Cup, em São Paulo, terá a participação de grandes nomes da modalidade nas Américas, além de fortes representantes de países da Europa e da Ásia.

A disputa pela principal chave da competição no Ginásio Antônio Prado Júnior, no Club Athletico Paulistano, começa nesta quinta-feira. Na quarta, serão disputados os qualifyings das chaves de simples masculina e feminina. Ao todo, o torneio conta com a participação de 126 atletas (72 homens e 54 mulheres) de 35 países. Para o Superintendente de Gestão Esportiva da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini, a competição terá o mais alto nível. 

- O nível está bem alto, com a presença de alguns dos principais atletas das Américas e Europeus fortes. São três níveis de competidores. O primeiro com jogadores brigando pela classificação olímpica, em busca de pontos em todos os campeonatos. O segundo são atletas que não vão para a Olimpíada, mas que podem ajudar seus compatriotas que estão na disputa tirando pontos dos adversários e fazendo reconhecimento do Brasil. E terceiro os atletas que estão terminando o ciclo olímpico já pensando no próximo - afirmou Santini.

Na chave de simples masculina, destaque para o guatemalteco Kevin Cordón, o cubano Osleni Guerrero, e o americano Howard Shu. Pelo Brasil, os principais nomes são Ygor Coelho, atual campeão do torneio, e Daniel Paiola, que disputam a vaga olímpica.

Entre as mulheres, duas americanas são os nomes a serem batidos: Iris Wang, e Rong Schafer. Também se destacam a suíça Sabrina Jaquet, a russa Natalia Perminova, e a atual campeã do torneio, a húngara Laura Saros. Entre as brasileiras, os principais nomes são Lohaynny Vicente, e Fabiana Silva, que também seguem em busca da vaga olímpica.

Nas duplas, o nível permanece alto. Entre os homens, estão os poloneses Adam Cwalina e Przemyslaw Wacha, e os americanos Phillip Chew e Sattawat Pongnairat. Já na  chave feminina, destaque para as americanas Eva Lee e Paula Lynn Obanana, e as turcas Ozge Bayrak e Neslihan Yigit. Nas mistas, os nomes fortes são os americanos Phillip Chew e Jamie Subandhi, os canadenses Toby Ng e Alex Bruce, e os australianos Robin Middleton e Leanne Cho.

- A presença destes jogadores valoriza o campeonato. Temos algumas oportunidades, ganhar medalha é sempre bom, porém o mais importante é que os atletas que brigam pela classificação olímpica mantenham suas médias de resultados. Um bom desempenho dará moral para as próximas competições na Europa - acrescentou Santini.

Nesta quarta-feira, a Seleção Brasileira realiza um treino aberto no Club Athletico Paulistano, entre 11h e 12h. Na Rio 2016, o Brasil fará sua estreia olímpica no badminton e, por ser o país-sede, tem direito a uma vaga na simples masculina e uma na simples feminina. A corrida pela vaga termina no dia 1º de maio. Daniel Paiola e Ygor Coelho disputam a classificação entre os homens, enquanto Lohaynny Vicente e Fabiana Silva competem entre as mulheres. Na dupla feminina, o Brasil ainda busca a vaga pelo ranking.