Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão russo de marcha atlética é suspenso por doping

Pyotr Trofimov ficará afastado das competições por quatro anos e perde títulos conquistados entre agosto de 2009 e maio de 2013

Segundo o Relatório McLaren escândalo de doping russo envolveu mais de mil atletas (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)
Escrito por

Pyotr Trofimov, atual campeão russo de marcha atlética, foi suspenso por quatro anos pelo uso de substâncias proibidas. O atleta é mais um integrante da lista esportistas banidos após o escândalo de doping envolvendo país, revelado em 2015, pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês).

Segundo a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês), a punição deve-se a alterações constatadas no sangue do russo provocadas pelo uso de substâncias proibidas.

Além da suspensão, que vigora - de forma retroativa - desde o dia três de novembro de 2016, Trofimov perderá todos os títulos conquistados entre agosto de 2009 e maio de 2013. O campeão nacional nos 20km do ano passado participou de Campeonatos Mundiais.

Na última semana, a comissão antidoping criada pelo presidente Vladimir Putin sugeriu medidas com o fim de recuperar a confiança mundial do esporte russo após o escândalo. Entre os atos, estão: confiscar prêmios de atletas flagrados no doping; realizar mais testes; maior abertura das "cidades fechadas" (territórios militares com acesso restrito onde atletas russos realizam treinamentos.