Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil fica sem medalhas no primeiro dia do Campeonato Mundial de Judô

Lutaram nesta quinta-feira três judocas do peso ligeiro: Eric Takabatake e Phelipe Pelim (60kg), pelo individual masculino, e Gabriela Chibana (48kg), pelo individual feminino

Brasileiro terminou em sétimo lugar no primeiro dia do Mundial de Judê (Foto: Divulgação/Rafal Burza/CBJ)
Escrito por

A participação brasileira no Campeonato Mundial de Judô começou sem disputa por medalhas. Nesta quinta-feira, lutaram pelo país os pesos ligeiros Eric Takabatake e Phelipe Pelim (60kg), no individual masculino, e Gabriela Chibana (48kg), no individual feminino. Takabatake foi o que se saiu melhor, ao vencer três lutas, mas caiu nas quartas de final e na repescagem.

Eric começou bem sua quarta participação em Mundiais. Ele venceu por waza-ari o chinês Yi Shang, na primeira rodada. Logo em seguida, se saiu melhor sobre o belga Jorre Verstraeten, vencendo por ippon. Nas oitavas de final, teve o mesmo desempenho sobre o cazaque Gusma Kyrgyz Bayev.

Nas quartas-de-final, no entanto, caiu para o georgiano Amiran Papinashvili. Com a queda, foi para a repescagem contra o sul-coreano Harim Lee, mas também foi derrotado e ficou em sétimo lugar.

– Eu sabia que ia ser uma luta difícil, pois ele é um cara chato de jogar, né? Essa foi minha melhor campanha. Eu acredito que fiz boas lutas, mas eu perdi algumas que dava pra ganhar e isso me incomoda demais – analisou o judoca.

Os outros representantes brasileiros caíram na fase preliminar. Pelim não passou da primeira luta, após sofrer três punições contra o espanhol Francisco Garrigos. Já a Chibana estreou bem, vencendo a sul-africana Geronay Whitebooi por ippon. Na segunda luta, a brasileira não se intimidou e chegou a estar na frente da cazaque Otgontsetseg Galbadrakh, medalhista de bronze na Rio-2016, mas, a adversária conseguiu forçar três punições da brasileira e se classificou para as quartas de final.

Nesta sexta-feira, Érika Miranda (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Daniel Cargnin (66kg) e Charles Chibana (66kg) buscarão a primeira medalha para o Brasil.