Brilho de Lucas Mineiro e domínio: a vitória do Vasco na Copa do Brasil

Equipe de Alberto Valentim poderia ter marcado mais gols, mas Ribamar fechou a conta no final do confronto

Serra x Vasco
Vasco venceu o Serra atuando no Espírito Santo (Foto: Carlos Gregório Júnior/Vasco)

Escrito por

Depois de conquistar a Taça Guanabara no último domingo, o Vasco voltou a entrar em campo e venceu o Serra (ES) por 2 a 0 no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica. A equipe de Alberto Valentim dominou a partida e, como era esperado, foi para cima, mas demorou a matar o jogo e viu uma emoção desnecessária nos minutos finais.

Lucas Mineiro, autor do gol, e Bruno César, que deu a assistência, foram os destaques da partida. Essa vitória coloca o Vasco na próxima fase da Copa do Brasil, quando enfrentará o vencedor de Avaí e Brasil de Pelotas. 

Lentidão e gol

Serra x Vasco
Lucas Mineiro marcou um gol (Foto: Carlos Gregório Júnior/Vasco)

Superior ao adversário, o Vasco, naturalmente, dominou as ações da partida em Cariacica. Rondando a área e tentando finalizar, a equipe Cruz-Maltina esbarrou em uma lentidão na criação de jogadas e demorou a levar perigo ao gol do Serra na primeira etapa. Isso mudou aos 26 minutos, quando Bruno César cobrou escanteio na área e Lucas Mineiro subiu muito bem para cabecear no canto.

Vale ressaltar um lance polêmico ainda no início da partida. Aos 10 minutos, Leandro Castán puxou claramente Rael dentro da área e derrubou o adversário, que pediu pênalti. O árbitro, porém, mandou o lance seguir.

Jogo quase de um time só

Serra x Vasco
Vasco dominou (Foto: Carlos Gregório Júnior/Vasco)

Mesmo depois de levar o gol e precisar se atirar mais ao ataque, o Serra teve dificuldades para aparecer de forma mais efetiva na partida. O Vasco mal foi ameaçado na primeira etapa, mas a partida, que era de domínio absoluto dos visitantes, mudou um pouco de figura no segundo tempo.

Os mandantes pressionaram mais, mas não conseguiram aproveitar melhor os contra-ataques. Em números do "Footstats", foram 57% de posse de bola para os vascaínos na primeira metade do duelo e 46% na segunda.

A parte ruim

Serra x Vasco
Maxi ainda está devendo (Foto: Carlos Gregório Júnior/Vasco)

O Vasco poderia ter feito mais gols para se tranquilizar na partida mais rápido. Faltou a bola boa para fechar o placar antes e não dar mais esperanças ao Serra, que, mesmo com suas limitações, se esforçou para buscar o empate. O Cruz-Maltino fez 13 finalizações, sendo quatro certas e nove erradas.

Sobre as atuações, o atacante Maxi López mostrou que ainda tem um longo caminho a percorrer com relação a forma física. Inteligente no posicionamento, ele perdeu todas as corridas que tentou contra os defensores. O camisa 11 teve pelo menos duas boas oportunidades, mas não aproveitou.

Os destaques

Serra x Vasco
<b>Bruno César foi destaque (Foto:&nbsp;</b>Carlos Gregório Júnior/Vasco)

Praticamente em todos os lugares do campo ao mesmo tempo, Lucas Mineiro foi o melhor jogador do Vasco na classificação da Copa do Brasil. Com toques rápidos, ele deu ao time a dinâmica que faltou por conta da lentidão já citada em alguns jogadores. O gol foi uma recompensa pelo ótimo futebol apresentado durante a partida.

Outro que se destacou - e estava precisando de uma boa atuação - foi o meia Bruno César. Depois de alongar a pré-temporada para melhorar a condição física, ele ainda estava devendo. No entanto, deu a assistência para o gol e participou de diversas jogadas ofensivas.

Respiro no fim

Serra x Vasco
Vasco venceu (Foto: Carlos Gregório Júnior/Vasco)

O Vasco demorou a matar o jogo e deu emoção desnecessária ao final do duelo, mas viu Ribamar fechar a contagem aos 47 minutos do segundo tempo. Após belo passe de Leandro Castán, o camisa 9 só teve o trabalho de completar para o fundo das redes. O Cruz-Maltino teve uma boa atuação, apesar da dificuldade de marcar e não precisou repetir o sofrimento da primeira fase contra a Juazeirense. Em 2019, são nove partidas e oito vitórias.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter