Montagem - Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians

Dos quatro grandes, só o São Paulo não chega na rodada com vaga certa (Foto: Montagem/Fotoarena/Divulgação)

LANCE!
18/03/2019
12:00
São Paulo (SP)

O Campeonato Paulista chega a última rodada da fase de grupos com apenas uma vaga a ser definida para as quartas de final. No grupo D, o São Paulo, na segunda posição, encara o São Caetano e precisa vencer para não depender do resultado do Oeste, terceiro lugar no grupo, que encara o Mirassol. Os outros grandes (Corinthians, Palmeiras e Santos) já estão garantidos na próxima fase, faltando apenas definir o mando de campo nas quartas.

Os mandos serão definidos pelas posições dos primeiros e segundos colocados de cada grupo. O primeiro lugar fará o segundo jogo das quartas como mandante.

A rodada também terá a definição da classificação geral, que irá selar o último rebaixado para a Série A-2 do Estadual. São Caetano, Botafogo e Mirassol lutam para escapar do rebaixamento, mas um deles cairá de divisão. O São Bento já está rebaixado. Vale lembrar que os pontos conquistados no Paulistão continuam valendo para as fases seguintes da competição e seguirão sendo computados nas próximas fases, com o clube de melhor campanha tendo o direito de decidir em casa até a final.

São Caetano e Botafogo têm as missões mais complicadas, já que enfrentam São Paulo e Santos, respectivamente. As duas partidas serão com mando dos clubes que lutam contra a degola. O Mirassol, fora de casa, diante do Oeste.

A última rodada da fase de grupos do Paulistão será feita inteiramente na próxima quarta-feira, com todos os jogos às 21h30 (de Brasília).

O LANCE! traça um raio x de como estão as definições dos grupos para a sequência do estadual.

Santos e Red Bull lutam pela primeira posição do grupo A

Santos x Novorizontino Sampaoli
Santos mira a 1ª colocação do grupo A (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos está na segunda colocação do grupo A com 23 pontos e saldo 10. Quem está na liderança é o Red Bull Brasil, que possui a melhor campanha do estadual, com 24 pontos e saldo 7. Para ficar líder da chave e decidir as quartas em casa, o Santos precisa de um tropeço do Red Bull e fazer a sua parte.

Na última rodada, o Peixe enfrenta o Botafogo, que luta contra o rebaixamento, em Ribeirão Preto, enquanto o Toro Loko joga diante do Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas. 

Palmeiras tem liderança encaminhada do grupo B

São Paulo x Palmeiras Carlos Eduardo
Carlos Eduardo comemora gol contra o São Paulo (Foto:Luis Moura / WPP)

O Palmeiras tem a situação tranquila no grupo B. O Verdão é o líder da chave, com 22 pontos, três a mais que o Novorizontino, segundo colocado, além de seis gols de vantagem no saldo de gols.

O Palmeiras pode ficar com a primeira posição no geral, caso vença a Ponte Preta e o Santos ou o RB Brasil não vencerem seus jogos. Vale lembrar que quem ficar com a primeira posição na classificação geral joga a segunda
partida em casa.

Na última rodada, o Verdão encara a Ponte Preta, no Allianz Parque. O Novorizontino, também classificado, enfrenta a Ferroviária, em casa.

Corinthians precisa vencer para assegurar liderança do grupo C

Corinthians x Oeste Danilo Avelar
Corinthians já está nas quartas (Foto:Ricardo Moreira / Fotoarena)

O Corinthians precisa vencer para assegurar a liderança do grupo C sem depender de resultado da Ferroviária. O Timão é líder da chave com 18 pontos, um a menos que a Ferroviária. As duas equipes já estão classificadas para as quartas de final. 

Para fechar a primeira fase, o Corinthians enfrenta o Ituano, em Itu. Já a Ferroviária pega o Novorizontino, fora de casa. 

São Paulo luta por vaga no grupo D

São Paulo x Palmeiras Mancini
São Paulo está em 2º no grupo D (Foto:Vilmar Bannach/Photopress)

O São Paulo entra na rodada ainda tentando assegurar a classificação. Para assegurar a vaga sem depender de outros resultados, o Tricolor precisa vencer o São Caetano. Se empatar ou perder, terá que torcer para o Oeste não vencer o Mirassol. No caso de empate do São Paulo, o Oeste ainda precisará tirar saldo em vitória do Mirassol (hoje, o São Paulo tem 3 de saldo e o Oeste tem -1).

O Azulão, por sua vez, precisa vencer o São Paulo, e torcer para o Botafogo não vencer o Santos para sair da zona de rebaixamento para a Série A-2 do Paulistão. O clube está atualmente na 15° colocação com 7 pontos. 

O Tricolor está com 14 pontos, na segunda posição, enquanto o Oeste aparece na terceira colocação com 12. O líder da chave é o Ituano, que tem 17 pontos ganhos.