Montagem - Charles, Coutinho e Willian José

Charles, Coutinho e Willian José são os maiores goleadores brasileiros na Espanha (Foto: Montagem/AFP/Reprodução)

Alexandre Guariglia
14/02/2019
08:15
São Paulo (SP)

Um dos mais tradicionais redutos brasileiros no futebol europeu, a Espanha continua sendo um lar de jogadores nascidos no Brasil, tanto é que na temporada 2018/2019, 15 atletas de origem brasileira marcaram pelo menos um gol atuando por clubes espanhóis de primeira divisão em jogos oficiais. Entre eles estão nomes de reconhecimento mundial e outros desconhecidos em nosso país, mas que estão há muito tempo atuando no Velho Continente.

Somando os tentos desses 15 jogadores, os brasileiros marcaram 61 gols ao longo da temporada espanhola em partidas válidas pela Liga, pela Copa do Rey, pelo Supercopa da Espanha, pela Supercopa da Europa, pela Liga dos Campeões, pela Liga Europa e pelo Mundial de Clubes. Confira a lista completa, com a descrição dos principais goleadores, na galeria a seguir:



CHARLES - EIBAR - 11 GOLS

Charles - Eibar
Charles marcou 11 gols na temporada atual (Foto: Site Oficial Eibar)

Pouco conhecido no Brasil, Charles passou muito tempo nas categorias de base do Santos, porém terminou sua formação no Tuna Luso. Antes mesmo de estrear como profissional, foi contratado aos 18 anos pelo Feirense, de Portugal, onde iniciou sua carreira na Europa. Duas temporadas depois foi para o Pontevedra, da Espanha, e ficou por lá por seis anos, até ir para o Córdoba.

Em 2012 foi negociado com Almería, clube em que registrou uma ótima média de gols e acabou chamando a atenção do Celta, em 2013. Ainda passou, em seguida, pelo Málaga, antes de chegar ao Eibar, seu clube atual. O atacante fará 35 anos em 2019. Na temporada 2018/2019 marcou 11 gols (10 no Campeonato Espanhol e 1 na Copa do Rey).

PHILIPPE COUTINHO - BARCELONA - 8 GOLS

Philippe Coutinho
Coutinho marcou oito gols na atual temporada (Foto: AFP)

Mundialmente conhecido, Coutinho estreou como profissional no Vasco em 2009, quando tinha apenas 17 anos, mas pouco menos de um ano antes já havia sido negociado com a Internazionale, para onde foi após completar 18 anos. Tratado como uma joia na Itália, o meia-atacante foi emprestado ao Espanyol para ganhar mais rodagem.

O efeito foi positivo e no ano seguinte foi vendido ao Liverpool, onde estourou e se tornou um dos ídolos do clube. Ficou na Inglaterra por quase seis anos, até que o Barcelona, de forma insistente, conseguiu convencer os ingleses a venderem o brasileiro. Aos 26 anos, tem oscilado na equipe catalã, mas já marcou 8 gols na temporada 2018/2019 (4 no Campeonato Espanhol, 3 na Copa do Rey e 1 na Liga dos Campeões).

WILLIAN JOSÉ - REAL SOCIEDAD - 8 GOLS

Willian José - Real Sociedad
Willian José tem oito gols em 2018/2019 (Foto:Facebook/Real Sociedad)

Profissionalizado com a camisa do Grêmio Barueri, em 2009, quando estava perto de completar 18 anos, Willian José apareceu como uma das grandes promessas do futebol nacional. Pouco mais de um ano depois, foi convocado para disputar o Sul-Americano sub-20, o qual venceu, e mais tarde também venceria o Mundial da categoria. Essas credenciais o levaram ao São Paulo em 2011, onde ficou até o fim de 2012.

No Brasil, ainda passou por Grêmio e pelo Santos, quando foi contratado pelo Real Madrid Castilla e chegou a jogar uma partida pelo time principal. Sem oportunidades por lá, foi jogar uma temporada no Zaragoza, depois outra pelo Las Palmas, até finalmente chegar na Real Sociedad, equipe em que está pelo terceiro ano consecutivo. Desde sua saída do Real Madrid, faz pelo menos 10 gols por temporada, sendo que na última marcou 20 vezes, seu recorde. Em 2018/2019, aos 27 anos, tem 8 gols, todos eles no Campeonato Espanhol.

RODRIGO - VALENCIA - 7 GOLS

Rodrigo Moreno - Valencia
Rodrigo marcou sete vezes na temporada (Foto: Reprodução / Twitter)

Nascido no Brasil, mas naturalizado espanhol, Rodrigo foi cedo para a Espanha, onde passou pelas categorias de base do Celta e do Real Madrid, onde se profissionalizou para jogar pelo time C e pelo Real Madrid Castilla até ser vendido ao Benfica. No entanto, foi emprestado em seguida ao Bolton, da Inglaterra. Por lá passou uma temporada e retornou ao time português, fazendo três bons anos (2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014).

Suas atuações chamaram a atenção do Valencia, que acertou o empréstimo do atacante. No entanto, na temporada seguinte, os dois clubes acordaram a transferência em definitivo do atleta, que permanece na equipe espanhola até os dias de hoje, bem como defende a seleção espanhola. Em 2018/2019 marcou 7 gols (4 no Campeonato Espanhol e 3 na Copa do Rey).

DIEGO COSTA - ATLÉTICO DE MADRID - 4 GOLS

Diego Costa - Real Madrid x Atlético de Madrid
Diego Costa marcou quatro gols em 18/19 (Foto: Oscar del Pozo / AFP)

Outro brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa chegou a jogar amistosos pela Seleção Brasileira, mas optou por defender seleção da Espanha. Antes de se profissionalizar em seu país natal, o atacante foi jogar no Braga, de Portugal, mas logo foi emprestado ao Penafiel e em seguida negociado com o Atlético de Madrid, que o emprestou para Braga, Celta e Albacete. Sem espaço no time colchonero, foi vendido ao Valladolid, mas retornou na temporada seguinte.

No entanto, foi novamente emprestado por uma temporada, desta vez ao Rayo Vallecano, em 2011/2012. Essa rodagem fez bem para o atacante, que retorno de empréstimo e fez duas grandes temporadas que o levaram à seleção espanhola e ao Chelsea, onde ficou três temporadas, até ter uma saída conturbada e fechar um novo retorno ao Atlético de Madrid, onde está até hoje. Em 2018/2019 marcou quatro gols (1 no Campeonato Espanhol, 1 na Liga dos Campeões e 2 na Supercopa da Europa).

VINICIUS JUNIOR - REAL MADRID - 4 GOLS

Vinicius Junior - Real Madrid x Alavés
Vinicius tem quatro gols na temporada (Foto: Gabriel Bouys / AFP)

Maior promessa do futebol brasileiro na atualidade, Vinicius Junior é conhecido desde que jogava nas categorias de base do Flamengo, quando seu nome já era pedido para estrear no time profissional. Sua estreia pelo clube carioca, em 2017, foi quase que ao mesmo em que foi vendido ao Real Madrid, porém ficou no Rio de Janeiro por mais um tempo, até completar 18 anos.

Nesse tempo oscilou, mas mostrou que era diferenciado. Em julho de 2018, foi apresentado em Madrid e, em um primeiro momento, foi jogar no Real Madrid Castilla, no entanto em pouco tempo foi promovido ao time principal e hoje é titular de Santiago Solari. Em 2018/2019, jogando muita bola, Vinicius tem 4 gols (2 no Campeonato Espanhol e 2 na Copa do Rey).

MALCOM - BARCELONA - 3 GOLS

Malcom - Barcelona x Real Madrid
Malcom tem três gols na atual temporada europeia (Foto: AFP)

Formado nas categorias de base do Corinthians, Malcom estreou como profissional em 2014, mas virou titular apenas em 2015, quando sob o comando de Tite conquistou o título brasileiro daquela temporada com apenas 18 anos. Logo no começo de 2016 foi vendido ao Bordeaux, da França, onde teve passagem muito boa, especialmente em 2017/2018, que chamou a atenção de gigantes europeus como a Roma e o Barcelona, que acabou vencendo a batalha e o contratou para o elenco de 2018/2019. O atacante marcou, até aqui, 3 gols (2 na Copa do Rey e 1 na Liga dos Campeões).

LÉO BAPTISTÃO - ESPANYOL - 3 GOLS

Leo Baptistao - Wuhan Zall
Léo Baptistão foi jogar no futebol chinês (Foto: Divulgação)

Com passagem pela base da Portuguesa Santista, Léo Baptistão foi terminar sua formação pelas categorias inferiores do Rayo Vallecano. Em 2011, quando completou 19 anos, fez sua estreia como profissional pela equipe B do clube. Em 2012/2013 finalmente debutou no time principal e ganhou destaque, sendo vendido ao Atlético de Madrid em 2013/2014, porém nunca se firmou por lá.

Dessa forma, foi emprestado três vezes: para o Betis, para o Rayo Vallecano e para o Villarreal, até se transferir ao Espanyol, clube com o qual ficou duas temporadas e meia, antes de ser vendido ao Wuhan Zall, da China, em janeiro deste ano. Nos meses que antecederam sua ida ao futebol chinês, fez 3 gols na temporada 2018/2019 (2 no Campeonato Espanhol e 1 na Copa do Rey).

MARCELO - REAL MADRID - 3 GOLS

Marcelo
Marcelo tem três gols na temporada (Foto: Divulgação/Instagram)

Considerado por muitos como o melhor lateral-esquerdo do mundo na atualidade, Marcelo foi revelado pelas categorias de base do Fluminense e estreou como profissional em 2015. No ano seguinte, virou titular absoluto do time e em janeiro de 2007 foi contratado pelo Real Madrid.

De lá para cá conquistou 20 títulos pelo clube madrilenho, sendo quatro Liga dos Campeões e quatro Mundiais de Clubes. Está entre os maiores jogadores da história do Real após mais de 12 temporadas vestindo talvez a camisa mais famosa do mundo. Em 2018/2019 marcou três gols (2 no Campeonato Espanhol e 1 na Liga dos Campeões).

CASEMIRO - REAL MADRID - 3 GOLS

Casemiro - Atlético de Madrid x Real Madrid
Casemiro tem três gols na atual temporada (Foto: Real Madrid)

Assim como Marcelo, Casemiro é considerado um dos melhores do mundo em sua posição. Formado nas categorias de base do São Paulo, o volante sempre foi considerado como uma das promessas do clube. Em julho de 2010 fez sua estreia com a camisa tricolor, desde então alternou bons e maus momentos. Foi campeão sul-americano e mundial sub-20 com a Seleção Brasileira.

Em janeiro de 2013, foi emprestado ao Real Madrid Castilla e pouco mais de quatro meses depois foi contratado em definitivo. Mesmo com um 2013/2014 aceitável, foi emprestado ao Porto para ganhar mais experiência. Em Portugal, foi muito bem e retornou para a Espanha com outro status em 2015/2016. Desde então se tornou peça essencial para o Real Madrid e para a Seleção Brasileira principal. Na temporada 2018/2019, marcou três gols (2 no Campeonato Espanhol e 1 na Liga dos Campeões).

OUTROS BRASILEIROS

Montagem - Filipe Luis, Arana e Rafinha
FIlipe Luis, Arana e Rafinha são alguns dos outros brasileiros que já marcaram gols na temporada espanhola (Foto: Montagem/Divulgação)

Filipe Luis - Atlético de Madrid - 2 gols
Guilherme Arana - Sevilla - 2 gol
Rafinha - Barcelona - 1 gol
Sidnei - Betis - 1 gol
Naldo - Espanyol - 1 gol