Cássio, Marcelo, Willian Seleção

Cássio, Marcelo e Willian, que estavam em 2018 na Copa, não figuraram na relação da última sexta (Divulgação)

LANCE!
02/03/2019
08:05
Rio de Janeiro (RJ)

Neste mês, a Seleção Brasileira fará dois amistosos, contra Panamá, em Portugal no dia 23 de março, e depois em Praga onde enfrentará a República Tcheca no dia 26. Na última sexta, Tite listou os nomes que vão defender a amarelinha contra as duas seleções e um fator chamou atenção: onze jogadores que estavam na Copa do Mundo em 2018 não foram convocados para os últimos confrontos antes da Copa América. O LANCE! separou os nomes e fez um panorama da situação de cada um destes atletas.

CÁSSIO - CORINTHIANS

Treino Seleção Brasileira, Cassio
Cassio foi o terceiro goleiro da Copa em 2018 (Bruno Ulivieri/Raw Ima)

Há praticamente um ano Cássio estava sendo convocado para a Copa do Mundo e vivia boa fase. Na última sexta, Tite deixou o goleiro de fora e convocou Weverton, do Palmeiras, para o lugar. Alisson, do Liverpool e Ederson, do Manchester City aparecem nas duas relações.

No entanto, não se pode dizer que Cássio atravessa uma fase ruim, muito pelo contrário. O arqueiro de 31 anos tem feito bom início de temporada e recentemente pegou dois pênaltis no meio da semana contra o Racing, que classificou o Corinthians para a fase seguinte da Sul-Americana.

FAGNER - CORINTHIANS

Fagner - coletiva seleção
Fagner substituiu Dani Alves na Copa (Pedro Martins/MoWA Press)

Outro corintiano que não esteve na última lista de Tite foi o lateral Fagner. Em maio do ano passado, o jogador foi convocado como substituto de Daniel Alves, que havia se machucado meses antes do início do mundial. Contestado, o atleta fez uma boa Copa.

Dessa vez, Daniel Alves, totalmente recuperado da lesão foi convocado e Fagner perdeu espaço. Danilo foi o outro nome escolhido pelo treinador da Seleção para a posição. Neste ano, Fagner vem alternando partidas boas e ruins, principalmente com falhas defensivas.

PEDRO GEROMEL - GRÊMIO

Pedro Geromel - Seleção Brasileira
Geromel disputou a Copa em 2018 (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

O grande ano de 2017, com a conquista da Libertadores pelo Grêmio e o bom início de 2018, renderam a Pedro Geromel a convocação para a Copa do Mundo. Naquela ocasião, Miranda, Marquinhos e Thiago Silva foram os outros zagueiros relacionados para o mundial.

Quase um ano depois, Miranda, Marquinhos e Thiago Silva foram novamente selecionados para defender a amarelinha. No entanto, Geromel não foi chamado. Militão, que vive fase espetacular no Porto, foi escolhido para fechar o sistema defensivo. Contudo, não significa que o zagueiro tricolor esteja mal, muito pelo contrário, segue apresentado ótimo futebol.

MARCELO - REAL MADRID

Treino seleção brasileira - Marcelo
Marcelo não faz bom início de 2019 (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Talvez a não convocação mais justificada da última seja a de Marcelo. Há um ano, o lateral era uma das peças incontestáveis na Seleção e foi chamado para a Copa junto a Filipe Luis. Contudo, em 2019 a situação mudou completamente de figura e o jogador ficou de fora da última lista.

Desde que voltou das férias no Brasil, o lateral sofreu com problemas de peso e perdeu a titularidade para o jovem Reguillón no Real Madrid. A imprensa internacional já levanta boatos que o atleta estaria de saída para a Juventus na próxima janela. Para a vaga, Tite chamou Alex Sandro.

FERNANDINHO - MANCHESTER CITY

Fernandinho - Seleção Brasileira
Fernandinho atuou na Copa em 2018 (Pedro Martins/MoWA Press)

Citado como um dos grandes vilões do 7 a 1 para a Alemanha e o 2 a 1 para a Bélgica por torcedores Brasil afora, Fernandinho teve presença garantida nas duas Copas. Homem de confiança de Pep Guardiola, o meia era titular da equipe do Manchester City.

No entanto, Fernandinho sofreu lesão na coxa recentemente e não foi convocado por Tite para os amistosos contra Panamá e República Tcheca. Arthur, Allan e Fabinho foram os novos nomes para a posição de volante escolhidos pelo treinador gaúcho.

PAULINHO - GUANGZHOU EVERGRANDE

Paulinho na Seleção
Paulinho atuou pela primeira vez no ano nesta sexta(Lucas Figueiredo)

Homem de confiança de Tite nas últimas convocações e citado pelo próprio treinador como arma surpresa, Paulinho não foi convocado na última quinta. Há um ano, o jogador vivia boa fase no Barcelona e foi nome incontestável na lista de Tite. Mas a situação mudou.

Logo depois da Copa do Mundo, o volante surpreendeu o mercado da bola e voltou ao Guangzhou Evergrande. Na China, manteve um bom futebol para o nível do país. Contudo, o atleta só disputou sua primeira partida oficial em 2019 nesta sexta-feira, na volta do Campeonato Chinês.

RENATO AUGUSTO - BEIJING GUOAN

Renato Augusto pela Seleção Brasileira (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
Renato Augusto marcou na estreia do Chinesão (Pedro Martins)

As ótimas atuações de Renato Augusto na China, sendo um dos principais jogadores do campeonato pelo Beijing Guoan renderam ao meia a convocação para a Copa do Mundo. 

Assim como Paulinho, Renato voltou aos trabalhos na China há pouco tempo e um dos motivos para a não convocação do meia pode se explicar pela falta de ritmo no início de temporada.

FRED - MANCHESTER UNITED

Fred - Seleção Brasileira
Fred não tem sido titular no Manchester United (Foto: Oli Scarff/AFP)

Contratado pelo Shakthar em 2013, o volante fez ótimas temporadas pelo clube ucraniano e brilhou na época de 2017/2018, o que rendeu a convocação para a Copa do Mundo. No mundial, uma lesão atrapalhou o jogador, que não chegou a ser utilizado.

Contudo, depois que foi comprado pelo Manchester United numa transação que envolveu grandes cifras, o jogador não conseguir manter uma regularidade e não conseguiu ter espaço com José Mourinho e Solskjaer. No banco a maioria das vezes, perdeu espaço na Seleção.

WILLIAN - CHELSEA

Coletiva Seleção Brasileira - Willian
Willian está em má fase no Chelsea (Pedro Martins/MoWA Press)

Mesmo com o Chelsea atravessando grande crise no ano passado com o técnico Antonio Conte, Willian era um sopro de felicidade para os torcedores londrinos e as boas atuações fizeram jus a convocação para a Copa do Mundo.

Quase um ano depois, o atacante não está nem perto do Willian de um ano atrás e figura a maioria das vezes no banco de reservas da equipe. Para a posição Tite convocou Richarlison, do Everton e Everton, do Grêmio.

DOUGLAS COSTA - JUVENTUS

Treino seleção brasileira - Douglas Costa
Douglas Costa está lesionado (Foto: Pedro Martins/MoWA Press)

Voando antes da Copa do Mundo pela Juventus, sendo um dos principais jogadores na campanha até as quartas da Champions, Douglas Costa foi convocado com louvor por Tite para a Copa do Mundo e foi importante durante o mundial, mas sofreu com lesões.

Quase um ano depois o jogador sofre novamente com uma lesão. Contudo, antes mesma da contusão, o atacante atravessa uma péssima fase e por vezes não era nem relacionado para as partidas. Everton, do Grêmio e Richarlison, do Everton, foram convocados.

TAISON - SHAKHTAR DONETSK

Taison tenta finalização em treino da Seleção
Taison segue em bom momento no Shakhtar (Foto: Lucas Figueiredo)

Opção contestada para a Copa do Mundo, Taison é regular e mantém boa fase no Shakhtar Donetsk, assim como estava antes do início do Mundial em 2018.

NEYMAR - PSG

Neymar em coletiva
Neymar tem sofrido com sucessivas lesões (Foto: Reprodução/CBF TV)

Principal jogador do atual elenco da Seleção, Neymar se recupera de lesão.