Vasco x Flamengo Fernando Miguel

Fernando Miguel é titular absoluto no Vasco (Foto: Delmiro Junior/Photo Premium/Lancepress!)

LANCE!
05/04/2019
17:08
Rio de Janeiro (RJ)

Se o time do Vasco ainda encontra alguns problemas nesse início de temporada, o gol não é um deles. Melhor defesa do Campeonato Carioca, o time conta com uma boa fase de Fernando Miguel, que foi bem em praticamente todos os jogos e conquistou ainda mais a torcida. O Cruz-Maltino sofreu 13 gols em 18 partidas. O goleiro conquistou definitivamente a vaga de titular após a saída de Martin Silva e vem fazendo valer a posição.

Os números do Vasco

Vasco x Bangu - Fernando Miguel
Vasco sofreu 13 gols (Foto: Alexandre Loureiro/Eleven)

Desse total de 13 gols sofridos pelo Vasco em 2019, cinco deles foram de cabeça, em jogadas com bola rolando ou de bola parada. Outro dado que preocupa a defesa tem relação com a falta de atenção nos minutos finais, algo criticado na última partida. Cinco dos 13 saíram nos 15 minutos finais.

Até o momento, a equipe tem 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Fernando Miguel foi titular em todos os jogos de 2019. 

O bom momento de Fernando Miguel

Fernando Miguel - Vasco
Fernando Miguel é titular do Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/ VASCO)

De acordo com números do "Footstats", Fernando Miguel fez 48 defesas nos 15 jogos do Campeonato Carioca até o momento. Dessas, 40 foram simples e oito difíceis. Ele é o líder nesse quesito, com muito mais defesas do que seus concorrentes. Na Copa do Brasil, foram 11 defesas simples e duas difíceis em três partidas, contra Juazeirense, Serra (ambos em jogo único) e Avaí (apenas a ida).

Confiança após Martin

Fernando Miguel com Martin Silva
Fernando Miguel ganhou a vaga de Martin em 2018 (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)

Fernando Miguel foi contratado pelo Vasco em maio de 2018 para suprir as ausências de Martin Silva, titular indiscutível até então e que acabava desfalcando a equipe quando convocado pela seleção uruguaia. Sem badalação no início, ele aproveitou as chances que teve e terminou a temporada como titular.

Prestigiado, ele ganhou um voto de confiança da diretoria após a saída de Martin e vem fazendo um bom trabalho. O arqueiro defendeu o Vitória por cinco anos antes de desembarcar no cruz-maltino e tem contrato até o fim de 2020.

Sem sombra no time

Gabriel Felix
Gabriel Félix é reserva no Vasco (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

A fase de Fernando Miguel é, de fato, positiva. No entanto, o Vasco pode sofrer no futuro com a falta de sombra para o goleiro. Sem outra contratação após a saída de Martin Silva, a comissão técnica apostou nos jovens Jordi, Gabriel Félix e João Pedro, revelados na base e que ainda contam com poucas chances e desconfiança.

Pode ser decisivo 

Resende x Vasco Fernando Miguel
Fernando Miguel pode ajudar mais o Vasco (Foto: Reprodução)

Para consolidar um bom início de temporada, Fernando Miguel pode ser essencial para o Vasco na briga por um título na temporada. O Cruz-Maltino tem a vantagem do empate contra o Bangu e, portanto, caso o goleiro não sofra gols, já garante a equipe na decisão. Contra o Flamengo, na final da Taça Rio, ele não teve culpa no gol e ainda defendeu o pênalti de Rodinei.