Flamengo x Vasco 2015

Polêmicas e reclamações são marcos das partidas entre Vasco e Flamengo (Foto: Reprodução)

LANCE!
31/03/2019
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

A tecnologia chegou ao futebol carioca. Tendência no futebol mundial, a FERJ autorizou o uso do VAR (árbitro de vídeo) nas partidas decisivas da Taça Rio e na parte final do Estadual para auxilar os juízes a diminuírem possíveis erros. Nas semifinais do segundo turno da competição, o uso da tecnologia apareceu em todos os jogos e foi determinante para os respectivos placares.

Agora, a coisa será entre Flamengo e Vasco. Rivais de longa data, os dois times já protagonizaram confrontos marcados por erros de arbitragem e farão a final da Taça Rio, neste domingo, às 16h, no Maracanã. O LANCE! relembra algumas polêmicas entre as equipes em jogos do Campeonato Carioca.

FLAMENGO 2 X 2 VASCO - TAÇA RIO DE 2017

Flamengo 2 x 2 Vasco - Taça Rio de 2017
Bola bateu na barriga de Renê, mas árbitro deu pênalti; expulsão de Luis Fabiano também foi polêmica (Foto: Reprodução)

Em clássico disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Vasco abriu o placar no primeiro tempo graças a um gol de Yago Pikachu. Na segunda etapa, quando o Cruz-Maltino ainda estava com a vantagem no placar, o árbitro Luís Antônio Silva Santos expulsou Luís Fabiano após o atacante ter, supostamente, lhe dado uma peitada, o que gerou reclamação dos jogadores.

Com um jogador a mais, o Flamengo cresceu na partida e, a partir de gols marcados por Willian Arão e Berrío, virou o jogo. Quando tudo se encaminhava para uma vitória do Rubro-Negro, o árbitro marcou um pênalti aos 47 minutos, indicando que a bola, após um cruzamento, tinha batido na mão de Renê. Na verdade, a pelota acertou a barriga do lateral. Nenê, nada a ver com isso, bateu a cobrança e decretou o polêmico empate.

VASCO 1 X 0 FLAMENGO - SEMIFINAL DO CARIOCA DE 2015

Vasco 1 x 0 Flamengo - Semifinal do Carioca de 2015
Pênalti de Wallace em Serginho (Foto: Reprodução)

O Maracanã foi o palco da semifinal entre os dois, pelo Carioca de 2015. O Flamengo, por ter a melhor campanha, tinha a vantagem do empate para se garantir na decisão, enquanto que o Vasco procurava acabar com um jejum que durava três anos - ou onze jogos - sem vencer o maior rival. 

A partida se mostrou equilibrada e truncada no primeiro tempo, com as equipes criando chances, mas nada de balançar as redes. Aos 15 minutos do segundo tempo, o Vasco chegou ao ataque em velocidade e Serginho foi derrubado por Wallace dentro da área. O árbitro Rodrigo Nunes de Sá não hesitou e marcou pênalti, muito reclamado pelos atletas do Rubro-Negro. Na cobrança, Gilberto bateu e garantiu o resultado positivo ao Cruz-Maltino.

VASCO 1 X 1 FLAMENGO - FINAL DO CARIOCA DE 2014

Vasco 1 x 1 Flamengo - Gol de Márcio Araújo no fim dá título ao Fla, mas Nixon, impedido, participa da jogada
Márcio Araújo estava impedido antes de balançar as redes na final de 2014 (Foto: Reprodução)

Valia título! Após o empate em 1 a 1 na primeira partida, Vasco e Flamengo decidiram o Campeonato Carioca de 2014 no Maracanã. As arquibancadas lotadas viram o Cruz-Maltino abrir o placar aos 30 minutos do segundo tempo com um gol de Douglas, de pênalti, após o zagueiro Erazo ter feito falta em Pedro Ken dentro da área.

O Maracanã estava tomado pela festa vascaína, mas Márcio Araújo jogou água no chopp dos Cruz-Maltinos. Aos 48 minutos, Wallace acertou o travessão após cobrança de escanteio e, no rebote, o volante apareceu para balançar as redes e dar o titulo ao Rubro-Negro. O camisa 8, porém, estava em posição irregular.

VASCO 1 X 2 FLAMENGO - TAÇA GUANABARA DE 2014

Vasco 1 x 2 Flamengo - Taça Guanabara de 2014
Cobrança de falta batida por Douglas entrou, mas arbitragem não validou (Foto: Reprodução)

No retorno do clássico ao Maracanã, que ficou um tempo parada por conta das obras para a Copa do Mundo de 2014, o Flamengo derrotou o Vasco por 2 a 1, em partida válida pela oitava rodada da Taça Guanabara. A polêmica ocorreu logo cedo: aos 11 minutos do primeiro tempo, Douglas bateu uma falta e a bola bateu no travessão e no chão, ultrapassando a linha. O árbitro Eduardo Guimarães, porém, não validou a cobrança.

Apesar dos nervos à flor da pele, o Vasco passou criando chances na primeira etapa e abriu o placar com Fellipe Bastos. No lance seguinte, porém, Elano, também de cobrança de falta, fez um gol que passou poucos centímetros da linha, mas foi validado pela arbitragem. Na etapa complementar, Gabriel, já no fim da partida, marcou e consolidou a virada.

FLAMENGO 1 X 1 VASCO - FINAL DA TAÇA GUANABARA DE 2003

Flamengo 1 x 1 Vasco - Taça Guanabara de 2003
Em 2003, Athirson, do Fla, não estava impedido, mas gol foi invalidado (Foto: Reprodução)

Ainda quando a Taça Guanabara era disputada por meio de pontos corridos, o jogo entre Flamengo e Vasco pode ser considerado como uma 'final', já que as duas equipes disputavam o título do primeiro turno estadual. O Cruz-Maltino, por ter melhor campanha, levantaria o troféu com um empate. 

Na ocasião, Wellington abriu o placar para o Cruz-Maltino. No segundo tempo, Athirson chegou a abrir o placar, mas o bandeirinha anulou, apesar do meio-campista estar em posição legal. Minutos depois, Zé Carlos chegou a, de fato, marcar para o Rubro-Negro, mas já era tarde e o Vasco levantou o troféu.