Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

América-MG pode confirmar o acesso à Série A-2016 neste sábado

Coelho precisa vencer o Paraná ou conquistar um empate no Durival de Britto caso Sampaio Corrêa e Náutico, que entrarão em campo mais cedo, tropecem

    Toscano e Richarlison celebram com Pablo o gol do atacante diante do Vitória (Foto: Divulgação/América-MG)
Escrito por

A chance de acesso do América-MG à Série A de 2016 é, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola e da Academia LANCE!, de 99%. Acesso que pode ser alcançado neste sábado, quando o duelo visitará o Paraná, no Durival de Britto, às 21h, fechará a 36ª rodada da Série B.

Vice-líder da Segundona, o América soma 63 pontos. São seis a mais que o quinto colocado, o Sampaio Corrêa, o que pode persistir após a rodada. Mas o Coelho possui vitórias a mais que o time maranhense (19 a 15). O time comandado por Givanildo Oliveira vem de quatro vitórias nas últimas cinco rodadas. Apenas o Ceará, com 100% de aproveitamento no período, tem rendimento superior. 

A conta do América é simples. Basta vencer o Paraná ou conquistar um empate, desde que, no segundo caso, Sampaio Corrêa e Náutico não triunfem diante de Bragantino e CRB, respectivamente. Tais jogos terão início às 17h30.

A tendência é que o Coelho tenha apenas uma novidade para enfrentar o Paraná, com Tony voltando ao time titular na vaga de Diego Lorenzi após cumprir suspensão automática.

Jogador mais experiente do elenco americano, o volante Leandro Guerreiro, de 36 anos, espera que o time saiba administrar a ansiedade que toma conta do elenco com a possibilidade de o acesso ser concretizado nesta rodada.

– A cada rodada que passa estamos conquistando nossos objetivos. Com isso, a ansiedade vai aumentando também, porque está sempre faltando um pontinho. Então, agora, temos que colocar a cabeça no lugar. Sabemos que é uma decisão para nós, mas temos que ter tranquilidade. O erro acontece pelo desespero, então, em um jogo decisivo, quanto menos errar, mais perto do resultado positivo estamos – destacou o capitão do Coelho.

Coelho vem de goleada contra o Vitória (Foto: Divulgação/América-MG)


O Paraná, por sua vez, lida com uma pequena possibilidade de rebaixamento – 1% segundo o matemático Tristão Garcia. Com 43 pontos, o Tricolor soma quatro a mais que o Macaé, time que abre a zona de descenso.  O zagueiro Luiz Felipe, que cumpria suspensão automática, e o lateral-esquerdo Rafael Carioca, que havia sido liberado para resolver problemas particulares, voltam ao time.

Caso o acesso não seja concretizado diante do Paraná, o América ainda terá chances contra Ceará e Botafogo. O duelo contra o Alvinegro de Porangabussu será no próximo dia 21, na Arena Independência. Já o duelo contra o Botafogo, que torce por um tropeço do próprio Coelho para ter a chance de ser campeão já neste sábado, será no dia 28, no Nilton Santos. 

O América não disputa a Série A de 2011. O acesso de 2010 havia findado um jejum de dez anos longe da elite. A campanha, no entanto, deixou a desejar. Givanildo Oliveira, em sua terceira passagem pelo time, até conseguiu resultados razoáveis, mas o desempenho como um todo resultou no rebaixamento.

O Coelho poderia ter conquistado o acesso à Série A no ano passado, caso não fosse punido com a perda de seis pontos por conta da escalação irregular do lateral Eduardo. O América terminou a última Série B em quinto, com 61 pontos. O Avaí, com 62, fechou o G4.