Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sorteio da Euro pode colocar campeãs mundiais no mesmo grupo

Competição terá Ibrahimovic e Bale, astros que os favoritos também pensam em evitar

Itália é a seleção a ser evitada durante a fase de grupos da Eurocopa (foto:AFP)
Escrito por

Definidos os 24 participantes e os quatro potes da próxima Eurocopa, é hora de começar a confabular as probabilidades no sorteio marcado para o dia 12 de dezembro, no Palácio do Congresso, em Paris. Será que as bolinhas colocarão duas campeãs do mundo na mesma chave? Em contrapartida, elas também podem facilitar a vida de um dos cabeças de chave.

Sem a presença da Holanda, eliminada sem direito à repescagem nas últimas Eliminatórias, o segundo pote tem a Itália como a grande seleção a ser evitada por França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica.

No terceiro grupo, no meio de times sem grande tradição, aparece a Suécia do atacante Ibrahimovic. Aos 34 anos, o craque, que talvez não alcance a próxima Copa do Mundo, terá a chance derradeira de mostrar ao mundo o quão é importante para o futebol e justificar os surtos narcisistas.

Ibra foi decisivo na repescagem (FOTO: Jonathan Nackstrand / AFP)


Certamente, ter Ibrahimovic pela frente como adversário não será nada agradável para a turma dos cabeças de chave.

O quarto grupo tem outra seleção de um craque só: trata-se do País de Gales de Bale do atacante Bale. Jogador mais caro de todos os tempos (segundo a imprensa britânica), o astro do Real Madrid sabe que a Eurocopa é a grande chance de disputar um torneio internacional já que a Copa do Mundo reserva menos vaga e o caminho é bem mais tortuoso.

De resto, no pote 4, há a presença de equipes que figuram na Eurocopa pela primeira vez, como nas surpreendentes Islândia, Albânia e Irlanda do Norte.

A Eurocopa será disputada de 10 de junho a 10 de julho de 2016. Os dois ponteiros dos seis grupos se classificam para as oitavas de final junto com os quatro terceiros melhores colocados.

Bale é o grande destaque do País de Gales (Foto: AFP)


Confira como ficou a divisão:

Pote 1: França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica

Pote 2: Itália, Rússia, Suíça, Áustria, Croácia e Ucrânia

Pote 3: República Tcheca, Suécia, Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria

Pote 4: Turquia, Irlanda, Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte

OPINIÃO:

Carlos Alberto Vieira - Editor do LANCE!

O grupo da morte necessariamente será aquele que tiver a Itália. E ficara ainda mais mortal se por acaso Suécia (por causa do Ibra) ou República Tcheca e Turquia caírem nele. O quadro mais tenebroso seria Alemanha, Itália, Republica Tcheca e Turquia. isso porque a Alemanha não anda essa coisa toda; a Itália é a Itália; e tchecos e turcos são bons e possuem um grau de rivalidade grande com os germânicos.

Pelo outro lado, um grupo muito baba seria com Portugal (o mais fraco do pote 1) tendo como adversários o trio Ucrânia, Eslováquia e Irlanda do Norte (Eire) que não deve ir a lugar algum.

Bernardo Cruz - Editor do LANCE!

A divisão de potes dá a impressão que zebra nesta fase de grupos será artigo de luxo. Ela teria a possibilidade de aparecer em uma formação de grupo da morte (ex: França, Itália, Suécia e Turquia). De todo modo, como no novo modelo os quatro melhores terceiros também avançam, fica difícil imaginar potências ou seleções tradicionais fora da fase mata-mata.

Acredito que a emoção propriamente dita na competição começará, justamente, quando os favoritos começarem a se encontrar nas partidas eliminatórias. De todo modo, a fase de grupos também vai proporcionar grandes clássicos de acordo com a divisão de potes.

Rodrigo Cerqueira - Editor do LANCE!

Em casa, a França deve chegar forte na Euro, assim como fez na Copa de 1998. Alemanha passa por uma transição, mas é um grande time, assim como a seleção espanhola. Duas seleções dependem de talentos individuais para brilharem, e isso pode acontecer: Portugal de Cristiano Ronaldo, e a Suécia de Ibrahimovic. E a Inglaterra vive ótima fase.

No mais, a Itália, hoje só mesmo pela tradição, pode sonhar com algo. Gostaria de ver um grupo da morte com Alemanha, Itália, Suécia e Turquia. Um grupo fácil seria França, Ucrânia, Romênia e Albânia.