Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre cinco jogos eletrizantes entre Real Madrid e Barcelona

Blaugranas e merengues voltam a se enfrentar no Santiago Bernabéu pelo Campeonato Espanhol neste domingo. Veja grandes partidas do maior clássico do país

Divulgação Barcelona
Escrito por

Real Madrid recebe o Barcelona neste domingo no Santiago Bernabéu. A partida que terá início às 15h45, vale a 33ª rodada do Campeonato Espanhol. Atualmente, o Real Madrid é o líder da competição e acumula 75 pontos. O Barcelona vem logo atrás, ocupando a vice-liderança, com 72 pontos.

Com um jogo a menos, o Real Madrid contabiliza 23 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. De outro lado, o Barcelona, com 32 jogos, acumula 22 vitórias, os mesmos seis empates e quatro derrotas. A seis rodadas do fim, as equipes prometem confronto acirrado, já que brigam diretamente pela taça.

A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona faz com que a disputa seja o maior clássico da Espanha. Ao longo das últimas décadas os times são considerados os melhores do país e suas respectivas classificações não são por acaso. O L! relembra cinco jogos inesquecíveis entre os blaugranas e os merengues.

Barcelona 3 a 0 Real Madrid - 12ª rodada - La Liga (2004)

No dia 20 de novembro de 2004, Barcelona e Real Madrid entravam em campo pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. Ronaldinho Gaúcho vivia a melhor fase de sua carreira e foi no mesmo ano que ele foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, feito que seria repetido no ano seguinte. Na partida, o Barcelona garantiu 3 a 0 em cima do Real Madrid, com gols de Eto'o, Van Bronckhorst e Ronaldinho. O Barça, que estava sem conquistar o título há cinco anos, ergueu a taça de campeão espanhol da temporada 2004-05.


Real Madrid 2 a 0 Barcelona - Semifinal - Liga dos Campeões (2002)

No dia 23 de maio de 2002 o Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 0. O fato mais marcante do jogo não foi apenas a vitória, e sim a vitória no Camp Nou. O Real Madrid não conseguia derrotar o Barcelona no estádio há 19 anos. A disputa foi a primeira pelas semifinais da Liga dos Campeões. Zidane e McManaman foram os autores dos gols. No jogo de volta, os times empataram em 1 a 1 e o Real Madrid se classificou para a final. Na semana seguinte, sagrou-se campeão após vencer o Bayer Leverkusen por 2 a 1.

Barcelona 6 a 2 Real Madrid - 34ª rodada - Campeonato Espanhol (2008-09)

Não era o rendimento do Real Madrid que estava baixo em 2009. Era o Barcelona que estava indestrutível. No dia 2 de maio, os times invadiram o gramado do Santiago Bernabéu e o Real Madrid parecia confiante, jogando com a casa cheia, tanto que abriu o placar com gol do argentino Higuain. Mas o Barça, comandado por Pep Guardiola na época, não abaixaria a cabeça e foi assim que Henry igualou tudo aos 17 minutos.

O resultado não ficou estagnado por muito tempo, porque minutos depois o time catalão virou com Puyol e Messi. Na volta, Sergio Ramos diminuiu a diferença, mas o mesmo Henry que marcou o gol da virada, deixou mais um e foi seguido por Messi e Piqué, que fechou o placar aos 37 minutos do segundo tempo e ficou mais perto de assegurar o título de campeão espanhol de 2009.

Estava nítido que o ano era dos blaugranas. Como já era esperado, o Barcelona levou as taças do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Ainda no ano da invencibilidade, o Barça foi campeão da Supercopa da UEFA, da Supercopa da Espanha e do Mundial de Clubes da FIFA, sagrando-se vencedor de todos os torneios que disputou no ano.


Barcelona 1 a 0 Real Madrid - Final - Copa del Generalísimo (1968)

No dia 5 de julho de 1968, o Barcelona venceu o Real Madrid por 1 a 0 no Santiago Bernabéu. O resultado garantiu ao time catalão a Taça do Rei. Mas os torcedores do dono da casa não ficaram nem um pouco satisfeitos com o árbitro do jogo. Os madrinistas cobravam por um pênalti não marcado a favor do Real Madrid e, indignados, começaram a atirar garrafas e outros objetos no gramado. A cena foi o estopim para que a venda de produtos em garrafas de vidro fossem proibidas em todos os estádios da Espanha.

Barcelona 3 a 3 Real Madrid - La Liga (2007)

Ficou conhecido como "clássico da má-fase" o jogo entre Barcelona e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol de 2007. No dia 10 de março, os times que tinham acabado de sofrer com a eliminação da Liga dos Campeões duelaram no Camp Nou. Por incrível que pareça, o clássico foi digno de boas atuações. Já no primeiro tempo da partida, Messi, que completara apenas 19 anos, e Van Nistelrooy marcaram dois gols para cada lado. A flor da pele, os times retornaram no segundo tempo e Sergio Ramos abriu vantagem para o Real Madrid, entretanto a alegria durou pouco, porque no minuto final da partida, Messi garantiu o empate na partida que pode ser considerada uma das mais acirradas da história do clássico. Nos times, a maioria dos atletas eram espanhóis, algo que não acontecia desde 2003.