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Facebook, sinal único e novo ciclo: tudo sobre os direitos de transmissão da Libertadores

Conmebol divulgou os detalhes sobre a exibição da competição no Brasil entre 2019-2022. Fox Sports, SporTV, Globo e Facebook serão os responsáveis por transmitir a competição

Direitos de transmissão da Libertadores foram divulgados nesta quarta-feira (Foto: Reprodução)
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A Libertadores teve o seu pontapé inicial na última terça-feira, mas foi apenas nesta quarta que a Conmebol deu mais detalhes sobre os direitos de transmissão do torneio. Entre as novidades apresentadas, o destaque fica para o conceito de "futebol em todas as partes" e a filmagem própria feita pela entidade. Além disso, será a primeira vez que tantos meios de comunicação - TV aberta, fechada ou streaming - terão disponibilidade aos jogos. 

- Esse processo de licitação marca um rito histórico no futebol sul-americano, pois vai permitir uma maior abertura de possibilidade de assistir aos jogos. São formas novas de assistir aos jogos. Isso é o que nós chamamos de futebol para todas as partes - declarou o diretor comercial de clubes Juan Emilio Roa. 

Carro-chefe da entidade para 2019, o "futebol em todas as partes" significa uma maior quantidade de plataformas que exibirão os duelos. Para o Brasil, o 'Fox Sports' e o 'SporTV' transmitirão as partidas na terça-feira. Cenário que se repete na quarta-feira, mas com a adição da 'Globo' na TV aberta. Nas quintas-feiras, os jogos terão transmissão exclusiva do 'Facebook'. 

O 'Fox Sports' segue como o veículo com maior peso de exibição do principal torneio sul-americano. O pacote adquirido pelo canal na licitação realizada pela Conmebol fez com que a prioridade de escolha dos jogos - na terça e quarta-feira - fosse mantida, além de seguir com a exclusividade para mostrar a decisão na TV fechada. 

A 'Globo' segue com o pacote destinado para TV aberta e também terá o direito de exibir a decisão no canal aberto - além dos cotidianos jogos de quarta-feira. Já o 'SporTV' está com o pacote de TV fechada que dá direito para as segundas escolhas dos jogos de terça e quarta-feira. A final só poderá ser exibida em VT.

A grande novidade para 2019 será a entrada do 'Facebook' no circuito. Após adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões no Brasil, a rede social também exibirá os jogos da Libertadores entre 2019 e 2022. A plataforma tem o direito exclusivo dos jogos das quinta-feiras. O LANCE! montou um "perguntas e respostas" sobre a entrada da plataforma. 

A Conmebol manteve a ideia clara de intenção de expandir a visibilidade do torneio. Esta será primeira vez que todos os países do continente terão a competição sendo exibida em TV aberta. A questão que ainda permaneceu em aberto foi sobre a transmissão através da internet e das rádios, onde a entidade se comprometeu a encaminhar a resposta em poucos dias. 

Essa será a divisão da Libertadores no Brasil (Foto: Reprodução) 

Horários e transmissão exclusiva da Conmebol

Durante a coletiva, a Conmebol divulgou a tabela da primeira fase do torneio e confirmou as mudanças nos horários das partidas: os jogos de terça e quarta-feira da Libertadores, que antes eram às 21h45, foram adiantados para 21h30 (horário de Brasília). As das 19h30 também foram antecipadas para 19h15. 

Além disso, a entidade irá contratar uma produtora que fará as filmagens dos jogos da Libertadores. Elas serão repassadas às emissoras que comprarem os direitos de transmissão, seguindo o padrão que é usado na Liga dos Campeões e na Copa do Mundo. Ou seja, todas as TVs - e também o 'Facebook' - irão receber o mesmo sinal com o material produzido pela Conmebol. 

A entidade justifica que esse modelo é importante para ter um maior controle sobre o produto. Além disso, alerta para uma transmissão imparcial, evitando edições tendenciosas de imagens. Entre a fase preliminar até as oitavas de final, a Conmebol destinará nove câmeras - no mínimo - no estádio. Das quartas de final até a decisão, esse número aumenta para 17 câmeras. 

A licitação foi realizada e 24 empresas de 10 países - incluindo empresas dos Estados Unidos e do Canadá - participaram. No Pacote A de transmissão, entraram 30 propostas. No pacote B, 21 empresas demonstraram interesse. No Pacote C, a entidade recebeu oito propostas. Os nomes dos vencedores estarão disponíveis no site da Conmebol. 

As câmeras da Conmebol (Foto: Reprodução)