Dia 04/07/2025
15:07
Compartilhar

A sexta-feira (4) trouxe uma notícia ruim para seis clubes da Europa. Barcelona, Aston Villa, Chelsea, Lyon, Porto e HNK Hajduk Split, da Croácia, foram multados pela Uefa por quebra na regra de ganhos do Fair Play Financeiro. A informação foi divulgada pela entidade em comunicado nesta tarde.

Barcelona comemorando o título de La Liga (Foto: Manaure Quintero / AFP)

Cada um dos clubes recebeu uma sanção diferente em termos de punição e valores. Foi a primeira vez que a Uefa fez uma análise sobre os rendimentos do futebol de cada equipe, e os dados avaliados são referentes aos anos de 2023 e 2024.

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

A Primeira Câmara do Órgão de Controle Financeiro dos Clubes (CFCB) atuou, principalmente, na observação das negociações de atletas, incluindo vendas, compras e empréstimos. Os seis clubes punidos pela Uefa firmaram diferentes acordos com o CFCB para arcar com os custos das multas aplicadas.

Um dos principais objetivos do Fair Play Financeiro é garantir que os clubes não gastem mais do que arrecadam. O mecanismo tenta evitar que os times criem novas dívidas com fornecedores, atletas, funcionários e outros clubes.

➡️ Fair Play Financeiro: entenda a importância e como funciona

Os infratores têm um período estabelecido para se adequarem às regras impostas pela Uefa. O "período de liquidação" varia de time para time e pode abranger os seguintes prazos: a temporada 2026/27 por um período de 2 anos; a temporada 2027/28 por um período de 3 anos e a temporada 2028/29 por um período de 4 anos.

Como funcionará a punição ao Barcelona e aos outros clubes pelo Fair Play Financeiro

Dos seis clubes citados, cada time recebeu multas em dois graus. Um deles é incondicional, não podendo ser negociada, enquanto a outra parte pode variar caso os clubes cumpram ou não com os futuros compromissos firmados com os órgãos reguladores.

Todos os clubes também concordaram em estar sujeitos a uma restrição para o registo de novos jogadores na sua "Lista A" para as competições de clubes da UEFA. A medida pode ser condicional, incondicional ou ambas, e abranger uma ou mais temporadas, dependendo da duração do acordo.

Torcedores do Lyon protestam contra John Textor em Lyon (Foto: Reprodução/X)

A situação mais complicada é a do Lyon. O clube francês também foi punido na França e rebaixado para a segunda divisão. Caso não haja mudança na decisão, o time será excluído de competições europeias na temporada 2025-26.

➡️ Lyon se pronuncia após anúncio de rebaixamento na França

Os outros cinco times também podem ser punidos de outras formas, como, por exemplo, serem proibidos de inscreverem atletas em competições da Uefa ou até mesmo sofrerem com a exclusão de torneios nas próximas temporadas.

Série do Lance! sobre Fair Play Financeiro

Siga o Lance! no Google News