A Confederação Brasileria de Futebol (CBF) divulgará nesta segunda-feira (24) o calendário do futebol feminino de 2026. Nesta temporada, a modalidade ganhou datas no Brasileirão, com o aumento de times e teve a novidade da Copa do Brasil, retornando após nove anos.

Samir Xaud, presidente da CBF, afirmou que a montagem do novo calendário leva em conta "muitos pontos", sendo um deles a antecedência da divulgação. Além disso, ao Lance!, na final da Copa do Brasil, afirmou que o investimento está sendo feito para melhorar o produto. Veja como foi o ano de 2025:

Como foi o calendário de 2025

Nesta temporada, o calendário foi divulgado somente ao final de janeiro, o que gerou fortes críticas à CBF. O planejamento de competições de 2025 incluia um Brasileirão com mais participantes (com o objetivo de chegar a 20 times em 2027) e o retorno da Copa do Brasil. Previu ainda 16 datas para os Campeonatos Estaduais.

Para a base, havia o Brasileiro Sub-17 e Sub-20, e as competições da Conmebol - Liga de Desenvolvimento Sub-14 e Sub-16, e a Liga Evolução Sub-17 (equivalente à Libertadores).

Competições nacionais profissionais disputadas em 2025:

Competições nacionais de base disputadas em 2025:

  1. Brasileiro Feminino Sub-20 - 5 de junho a 21 de agosto
  2. Brasileiro Feminino Sub-17 - 7 de junho a 16 de agosto
  3. Conmebol Evolução Sub-17 - 2/5 a 26/5
  4. Liga de Desenvolvimento Feminina Sub-16 e Sub-14 - 28 de março a 3 de abril

Além dos torneios nacionais, o calendário previa também os períodos de Data Fifa e a Copa América, vencida pelo Brasil pela nona vez. Veja:

➡️ Brasil sediará amistosos de seleções femininas da Fifa em 2026

O que está em jogo no calendário do futebol feminino

Atualmente, clubes, atletas e especialistas defendem mudanças no calendário do futebol feminino brasileiro.

As principais demandas incluem uma distribuição mais equilibrada das competições, maior sincronização com datas internacionais, melhores horários e locais para atrair público e patrocinadores, integração entre categorias de base e profissionais, e a ampliação da duração de campeonatos como A1, A2 e A3.

Além dos torneios organizados pela CBF, os estaduais, em sua maioria disputados no segundo semestre, e as competições internacionais da CONMEBOL, como a Libertadores Feminina, completam o calendário do futebol feminino.

➡️Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino

Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF (Foto: Adriano Fontes/CBF)
Siga o Lance! no Google News