Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ficou devendo? De interino a técnico efetivado, Zé deixa o Fla sem conquistar título nacional

Flamengo tem histórico de clube "formador" de técnicos. LANCE! relembra alguns treinadores que de "quebra-galho" levaram o clube a conquistas nacionais e internacionais

Divulgação
Escrito por

Zé Ricardo não suportou a sequência de jogos sem vitórias e acabou sendo demitido do Flamengo. Zé foi uma aposta caseira do Rubro-Negro, que tem um perfil de clube "formador de técnicos". Zé Ricardo foi mais um para essa lista.

Efetivado no dia 26 de maio de 2016, Zé ficou 432 dias à frente do Flamengo, com 47 vitórias, 25 empates e 17 derrotas. Total de 62,2% de aproveitamento e um título invicto de Campeonato Carioca. Apesar disso, Zé Ricardo deixou a desejar por não ter conquistado nenhum título a nível nacional pelo Rubro-Negro.

O LANCE! Listou alguns dos técnicos que vieram da "base" e levaram o clube a conquistas nacionais e internacionais.


Carlinhos

Conhecido como o "Violino da Gávea", Carlinhos costumava chamar a sede do Flamengo de "sua segunda casa". Funcionário das categorias de base, Carlinhos foi lançado como treinador interino algumas vezes. Foram sete passagens como técnico. A primeira foi em 1983, a última em 2000. Suas principais conquistas foram os Brasileiros de 1987 e 1992 e a Copa Mercosul de 1999.



Paulo César Carpegiani

Em junho de 1981, alguns meses depois de se aposentar em função de uma grave lesão no joelho, Carpegiani assumiu como interino após a saída de Dino Sani do Flamengo. De "quebra-galho", Carpegiani teve a confiança dos ex-colegas de time para ser efetivado e dirigir o Flamengo de Zico, campeão da Copa Libertadores e Mundial, em 1981, e Brasileiro de 1982.


Andrade

Andrade era auxiliar técnico do Flamengo em 2009, quando Cuca foi demitido. Assumiu como interino e levou o Rubro-Negro ao hexacampeonato brasileiro. Inclusive, Andrade comandou temporariamente o Fla em 2004, salvando o time do rebaixamento. Em 2005 acabou sendo efetivado, mas sem sucesso. Andrade deixou o Flamengo em 2010.


Jayme de Almeida

Jayme de Almeida foi auxiliar técnico de Luxemburgo em 2012. Após Luxa deixar o Rubro-Negro, Jayme seguiu no clube. E a oportunidade veio em 2013, na repentina saída de Mano Menezes. Jayme assumiu interinamente o time, logo foi efetivado e acabou conquistando o tricampeonato da Copa do Brasil, em 2013. Agora, com a saída de Zé Ricardo, Jayme comandará novamente o Fla, quarta-feira, no jogo da volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Palestino.

Claudio Coutinho

Nascido em Dom Pedro, cidade na fronteira com o Uruguai, se mudou com apenas quatro anos para o Rio de Janeiro Em 1978, foi técnico da Seleção Brasileira na Copa da Argentina. Assumiu o Flamengo logo após o Mundial. Ele conquistou o Campeonato Brasileiro de 1980, o primeiro da era Zico. Antes disso, Claudio Coutinho foi preparado físico do Flamengo.