Maior de Minas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mano avalia opções para não cair em armadilha diante do Atlético-PR

A equipe encerra sua preparação na manhã deste sábado, quando o treinado definirá o time titular que enfrentará o Furacão neste domingo

Mano Menezes definirá time titular contra o Atlético-PR no último treino do Cruzeiro (Foto: Reprodução R7)
Escrito por

O Cruzeiro volta aos gramados do Mineirão neste domingo em busca de uma vitória diante do Atlético-PR. De olho no adversário, o técnico Mano Menezes espera encontrar um Furacão com um esquema tático voltado para contra-ataques. De acordo com o treinador celeste, é normal que os times que jogam fora de casa atuem com uma postura defensiva.

- Não podemos pensar que não precisaremos fazer o jogo bem feito. É a armadilha na qual a gente não pode cair. O futebol deste ano no Brasil tem mostrado bastante oscilação nas equipes. É uma comprovação das dificuldades que estamos tendo em formação de equipes mais duradouras, que já são testadas e aí sim mantêm um padrão de rendimento. De modo geral, todos estamos oscilando bastante. A gente é que precisa respeitar essa condição do campeonato e entender bem. Fora de casa, as equipes respeitam mais e jogam no erro do adversário. Quando a gente não tem as equipes tão formadas, a tendência é que, quando jogamos em casa, nos expomos mais como equipe. O torcedor quer que você ataque. Na medida em que você vai para cima do adversário de maneira desorganizada, você cede espaços que todos querem para jogar. E no contra-ataque é mais fácil conseguir. Não podemos deixar isso acontecer - disse Mano durante coletiva antes do treino desta sexta-feira.

Segundo o treinador, a Raposa deve manter a posse de bola se o adversário realmente investir na defesa. Umas das opções para o Cruzeiro conseguir chegar ao gol em caso de marcação resistente do rival, é o chute de fora da área. Apesar de ter realizado mudanças no time titular, Mano garante que há vários jogadores no elenco celeste com qualidade nesse quesito.

- Tem a ver com um monte de coisas. Às vezes tem muito a ver também com a característica dos jogadores. Nós temos jogadores com características de boa conclusão de longa e média distância. Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta, Rafael Sobis – que não vem jogando, mas também tem essa característica –, Lucas Silva – que é um volante que bate bem de média distância –, Hudson – que acaba de se lesionar, mas tem essas características. Tem a ver com os jogadores. Outro aspecto é que as linhas defensivas dos jogadores estão mais baixas. As equipes do futebol brasileiro estão se defendendo melhor. Às vezes você não consegue entrar dentro da área, aí encontra a solução de bater de fora da área. Acho que estamos bem equilibrados entre as duas situações e fico feliz por a equipe ter confiança para arriscar chutes de longa distância. Com a evolução da bola, que hoje é um pesadelo para os goleiros, é importante que o jogador tenha a confiança de concluir em média distância - explicou o comandante.

Durante o treino desta sexta-feira, Mano Menezes promoveu a entrada de Robinho na vaga ocupada pelo atacante Rafael Marques, que se destacou pouco diante do Palmeiras. Desta forma, Arrascaeta voltou a atuar mais adiantado no setor ofensivo, revezando a função com Thiago Neves. A segunda alteração foi realizada por conta da suspensão de Lucas Romero. Lucas Silva substitui o argentino.

O time titular no início do treino contou com Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho e Rafinha; Thiago Neves e Arrascaeta. Na segunda parte da atividade, Mano substituiu Arrascaeta pelo prata da casa Jonata, que se tornou referência no ataque. Alisson assumiu o posto de Rafinha, atuando pelo lado esquerdo.

Entre os reservas, Judivan participou do coletivo no lugar de Alisson, que passou para o grupo titular. O time do início da atividade tinha Rafael; Galhardo, Lennon, Arthur e Bryan; Lucas Romero, Nonoca, Messidoro e Elber; Alisson e Rafael Marques.

Digão, com uma inflamação no joelho esquerdo, foi desfalque no treino. O zagueiro Leo e o volante Ariel Cabral realizam transição da fisioterapia para a parte física. Enquanto o defensor se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, o segundo trata de desgaste muscular na panturrilha esquerda.

A equipe volta à Toca da Raposa às 11h deste sábado, quando encerra sua preparação para a partida contra o Atlético-PR, que acontece às 17h deste domingo. O confronto é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.