Manoel - Cruzeiro

Daniel Vorley/AGIF

Guilherme Amaro
15/01/2019
12:32
São Paulo (SP)

O zagueiro Manoel chega nesta terça-feira ao Corinthians, mas a comissão técnica do clube já tem informações sobre o reforço que assinará empréstimo até o fim da temporada. O preparador físico do Timão disse que o defensor é "forte", mas lembrou que o jogador não realizou a pré-temporada com o Cruzeiro por conta de uma catapora.

- Temos um protocolo aqui. Todo atleta que chega passa por uma série de avaliações e, em cima dos resultados, vamos prescrever o treinamento que ele necessita. Não posso adiantar se daqui a uma semana ou dez dias ele estará pronto. Nós vamos ver a evolução que ele tem em cima dos trabalhos que passaremos para ele. Se ele nos der respostas positivas, vamos adiantando o processo. A gente já tem informação que ele é um atleta que se cuida bastante, é fisicamente muito forte, o que ajuda a gente. Mas essa doença que ele teve atrasou um pouco o processo. Teremos cuidados especiais com ele, fazendo a coisa acontecer o mais rápido possível, porém, sem passar por riscos. Às vezes, você queima etapas e pode perder o jogador mais para frente - afirmou Walmir Cruz.

O preparador também falou sobre Mauro Boselli, que assinou por dois anos e já se apresentou ao Corinthians, mas voltou ao México para despedir-se do León (MEX), seu ex-clube, e resolver pendências. O centroavante argentino recebeu uma cartilha de treinos do Timão e tem postado vídeos em suas redes sociais fazendo as atividades.

Embora esteja "no peso", segundo Walmir Cruz, o jogador também não tem prazo para estrear. A tendência é de que ele retorne ao Corinthians no fim desta semana.

- Essa questão de colocar em qual rodada ele vai estrear é muito prematura. Por ser um atleta que não atua no Brasil, ele vai precisar de uma adaptação, saber qual o ritmo tem hoje no Campeonato Paulista... esse conhecimento é importante para ele. Como o Boselli é um cara experiente, rodado, que se cuida bastante, a gente vai vendo o processo que melhor se encaixa para ele. Enviamos uma programação para ele fazer trabalhos físicos, inclusive no campo. Tenho mantido contato com ele quase diariamente. Ele está no peso, vem treinando e manda vídeos quase diariamente. Isso é muito bom, a responsabilidade dele é grande. Vamos aguardar a chegada dele, colocá-lo nos trabalhos com bola e mais pra frente, quem sabe daqui a uma semana, a gente possa até decidir quando ele estreia - analisou o preparador.

Walmir ainda voltou a falar que espera uma condição física melhor do elenco a partir de fevereiro. A reapresentação do grupo alvinegro aconteceu no dia 3 de janeiro.

- Em cima das avaliações que nós fizemos, vamos individualizando os treinamentos. Hoje (terça-feira) à tarde teremos treinamento de três grupos. Estabilização, força e potência. Vamos melhorando as qualidades físicas destes atletas. Necessitamos de um tempo. Acredito que no começo de fevereiro o elenco vai estar em uma condição melhor. Não falo 100%, porque não gosto de trabalhar com números. Em janeiro ainda faremos mais quatro jogos, o grupo vai se conhecendo, ganhando condicionamento físico. O Fábio (Carille) tem insistido bastante nessa questão de trabalhar bastante o time, para que o elenco se conheça o mais rápido possível para saber o que tem que fazer em campo e o que cumprir. Acredito que no começo de fevereiro estaremos num patamar muito bom - declarou.