Diário de viagem: rápida e agradável passagem por Nijny Novgorod
Minha terceira cidade da Rússia nesta Copa me deixará boas recordações em um dia onde vimos o sonho do hexa ser adiado por mais uma oportunidade

E aí, pessoal! O dia hoje, realmente, não está legal com a queda do Brasil na Copa do Mundo. É inevitável aquele gosto amargo após uma eliminação como a sofrida diante da Bélgica. Mas a minha sexta-feira, ao menos, acabou tendo um lado positivo. Conheci minha terceira cidade na Rússia: Nijny Novgorod.
Nijny, em relação a Rússia e São Petersburgo, é bem menor: possui cerca de pouco mais de um milhão de habitantes. O clima no verão é bem agradável e ela se divide, assim como Salvador, por exemplo, em Cidade Alta e Baixa. Tudo muito simples, mas bem bacana.
Existe uma rua principal, repleta de museus, bares, restaurantes e lojas que vive movimentada o dia todo. Encontrei, além de uruguaios e franceses, com gente de praticamente o mundo todo, inclusive do Brasil. Um clima leve e animado que a cidade certamente sentirá falta, pois nesta sexta-feira recebeu seu último jogo do Mundial.
Um dado bem interessante é que em Nijny, assim como Moscou, possui o seu próprio Kremlin, que fica situado na parte alta, mas que se conecta com a parte baixa devido a uma longa escadaria. O estádio também é bem bacana e recebeu um belo jogo entre Uruguai e França.
Neste sábado já estou de volta a Moscou para a fase final da Copa do Mundo. Mesmo de maneira corrida, não vou esquecer a minha passagem pela cidade de Nijny. E bola para frente, pessoal! Sem ressaca grande pela queda do Brasil. Um grande abraço.
* Bernardo Cruz, com exclusividade para o Vivo Futebol

Copa do Mundo 2026
Da emoção aos recordes: as histórias mais marcantes da Copa do Mundo de 2026 até agora
Há 4 semanas
Santos
Santos joga mal, perde para a Juazeirense, mas garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil
Há 4 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Com 14 touchdowns por passe, Russell Wilson quebra recorde de Patrick Mahomes
Há 5 anos
Fora de Campo
Belo diz que pagará dívida milionária com Denilson até o fim do ano
Há 6 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Um sertanejo na Rússia: hora de agradecer e se despedir de um sonho
Há 8 anos
Copa Cobertura Exclusiva
Um sertanejo na Rússia: para sentir o vento de mudança em Moscou
Há 8 anosMais LANCE!

Diário de viagem: valeu cada momento da Copa na Rússia

VÍDEO: Enviado especial degusta iguarias russas em Moscou

VÍDEO: Jornalistas apontam favoritos para o prêmio de melhor jogador da Copa

VÍDEO: Idealizadora conta detalhes de documentário sobre participação feminina na Copa da Rússia

VÍDEO: Repórteres analisam desafios de França e Croácia na final da Copa

Diário de viagem: a história da Copa diante dos seus olhos

VÍDEO: Mercado popular de Moscou entra no clima da Copa com matrioskas personalizadas

VÍDEO: Enviado especial mata saudade do feijão em recanto brasileiro em Moscou

Um sertanejo na Rússia: se não fosse o frio, São Petersburgo seria o céu

Diário de viagem: a ansiedade de ingleses e croatas é sentida no ar

VÍDEO: Conheça as 'aventuras' de um jornalista brasileiro que virou youtuber durante o Mundial

Diário de viagem: saudade de casa e da Copa que está perto do fim

VÍDEO: Wendell Lira elege 'Puskás' da Copa e conta sobre reencontro emocionante com CR7



