Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Botafogo pode enfrentar São Paulo sem os dois artilheiros de 2019

Diego Souza deve ficar de fora da partida contra o ex-clube, em razão de um impedimento contratual, enquanto Alex Santana ainda se recupera de lesão no tornozelo direito

Vitor Silva/Botafogo
Escrito por

O empate sem gols do Botafogo com o Ceará, no última rodada do Campeonato Brasileiro, chamou a atenção negativamente pelas poucas oportunidades de finalizar criadas pelo Glorioso na partida. Em 90 minutos foram apenas três tentativas da equipe de Barroca, nenhuma em direção ao gol. E no próximo desafio da equipe contra o São Paulo, no sábado, no Nilton Santos, o time poderá entrar em campo sem os dois artilheiros de 2019. Diego Souza tem uma cláusula impeditiva no contrato e Alex Santana ainda se recupera de lesão no tornozelo direito. 

Com sete gols marcados na temporada, sendo um no Carioca, um na Sul-Americana e cinco no Brasileiro, Diego Souza é desfalque praticamente certo na partida que abre o segundo turno do torneio, em razão de uma cláusula contratual. O jogador de 34 anos foi emprestado pelo Tricolor Paulista ao Glorioso até o fim do ano e o acordo firmado entre os clubes prevê o pagamento de uma multa de cerca de R$400 mil, para que o atleta enfrente o ex-time. Em crise financeira, o clube carioca não deve ter condições de arcar com o custo. 

No treino realizado na manhã da última terça-feira, Barroca testou Victor Rangel e Vinicius Tanque na posição. Igor Cássio e Pachu são as outras opções do técnico, que ainda não decidiu quem vai utilizar. 

A ausência de Diego Souza em casa, deve ser ainda mais sentida pelo bom aproveitamento do atleta no Niltão. Dos sete gols marcado na temporada, cinco foram em casa e em todas as vezes o Botafogo saiu vitorioso (Nova Iguaçu,pelo Carioca, Sol de América-PAR, pela Sul-Americana, e Vasco, Atlhletico-PR e Atlético-MG, pelo Brasileirão). No primeiro turno, o camisa 7 não atuou na estreia com derrota, por 2 a 0, no Morumbi, mas a equipe ainda contava com Erik. O atacante deixou o Botafogo no final de julho e ainda permanecia como o artilheiro do ano, com nove gols, até ser ultrapassado por Alex Santana, na 18ª rodada.

Melhor finalizador
O camisa 10 é outra dúvida de Barroca para o duelo de sábado. O artilheiro do Botafogo na temporada com dez gols e do Brasileirão, com cinco, junto com Diego Souza foi substituído os seis minutos do segundo tempo no empate sem gols com o Ceará no último sábado, com dores no pé direito. O jogador de 24 anos deixou o Castelão de muletas e usando uma bota de proteção, mas exames realizados na última segunda-feira descartaram uma fratura no local. 

Alex Santana foi contratado no início do ano em uma troca com o Internacional que envolveu Rodrigo Lindoso. Desde então, tem feito uma boa temporada, Além de artilheiro ele é o maior finalizador da equipe no torneio nacional, com 26 chutes a gol, em 15 jogos. Logo atrás, vem Diego Souza, com 24 tentativas, em 18 partidas. O bom desempenho valeu a confiança de Barroca e do torcedor alvinegro.

A ausência de Alex contra o Tricolor ainda não está confirmada. Na última terça-feira, ele não participou das atividades com bola com o restante do grupo, mas ainda será reavaliado pelos médicos alvinegros ao longo da semana. 

A ausência dois dois principais homens de frente gera apreensão em todo o elenco. Em coletiva, também na manhã de terça-feira, o goleiro Gatito Fernández comentou sobre o tema. 

– São jogadores que estão sempre com o time, Diego tem muita experiência, tem o respeito do adversário. O Alex é um jogador que chega bem na área adversária, tem um chute bom. São importantes, mas temos total confiança nos companheiros que terão oportunidades. É a chance de mostrar a força do nosso grupo – disse Gatito.

TABELA
> Veja a classificação e o simulador do Brasileirão clicando aqui

Retorno e outras dúvidas:
Recuperado de lesão, o lateral-esquerdo GIlson retornou aos treinos e deve volta à posição, que foi ocupada por Lucas Barros. A entrada do jogador pode ajudar a reforçar a marcação em um dos lados do campo. A marcação no setor foi alvo de críticas na partida contra o Ceará, que criou a maior parte das chances de gol com cruzamentos laterais.

O zagueiro Joel Carli, com desconforto muscular, foi poupado das atividades e segue como dúvida. Já Marcelo Benevenuto, fez apenas trabalhos na academia.