Meu Fogão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra as muitas contas, Botafogo se concentra apenas no Vasco

Glorioso não depende só de si para se classificar à semifinal da Taça Rio, mas está bem perto da vaga no mata-mata do Carioca. Zagueiro garante foco na parte que cabe ao time

Botafogo junta as forças para tentar vencer o primeiro clássico na temporada (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

Quando a bola rolar às 16 horas deste domingo, a torcida do Botafogo terá olhos para o Estádio Nilton Santos, onde o time enfrentará o Vasco, mas também para outras duas partidas paralelas. A classificação para semifinais da Taça Rio e do Campeonato Carioca vai depender também do que acontecer nos jogos da Portuguesa e do Fluminense. O zagueiro Igor Rabello, porém, garante que o time não vai ficar pensando nos outros estádios nem durante esta semana, nem durante a partida.

- Primeiramente, nós temos que pensar na gente. Primeiramente, temos que fazer o resultado e depois pensar nos outros jogos - explica o defensor.

A situação é complexa, até porque o Glorioso não depende só de si. Para avançar ao mata-mata do segundo turno, os comandados de Alberto Valentim precisam superar o Tricolor ou a Lusinha. O time de Abel Braga é o primeiro do Grupo C, com 13 pontos, e encara a Cabofriense no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Caso empate, já se garante. Mesmo uma derrota precisaria ser  aliada à retirada da diferença no saldo de gols para a equipe da Ilha do Governador e para o Glorioso.

O Alvinegro é o terceiro do grupo, com os mesmos dez pontos que a Portuguesa. O Glorioso, porém, tem dois gols de saldo, enquanto a segunda colocada tem três. Isso significa que, nesta disputa direta e mais simples, se o Botafogo vencer o Vasco e a Lusa superar o Flamengo, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, a vitória alvinegra precisará ser pelo menos três gols maior do que o triunfo do time de João Carlos Ângelo. Isso para a disputa não ir para os gols pró, na qual a Lusa leva vantagem (7 contra 5 do Botafogo).

Se o Alvinegro vencer e a Portuguesa não, Kieza e companhia avançam. Se ambos empatarem, quem passa é o time que não perdeu para os times grandes neste Campeonato Estadual.

Caso igualem nos números de pontos, vitórias e saldo de gols os seguintes critérios de desempate estão previstos: maior número de gols pró, confronto direto; menor número de cartões amarelos e vermelhos; e, em último caso, sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados. Confira aqui a tabela da competição.

MAIS ADIANTE
​Existe a possibilidade de o Botafogo não se classificar à semifinal da Taça Rio, mas obter vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Atualmente, a equipe tem 19 pontos na classificação geral, sendo a terceira colocada.

Um empate coloca o Glorioso na tal semifinal por impedir o rival Vasco, que tem 17, de subir na classificação. A Lusa, com 16, poderia ultrapassar apenas o Cruz-Maltino, não a equipe de Gatito Fernández.

Por essa conjuntura, uma eventual derrota do Botafogo para o Vasco, somada a um empate da Portuguesa com o Flamengo, elimina o Alvinegro da Taça Rio, mas o classifica para a semifinal do Carioca. É confuso, mas tudo se resolverá após o apito final. Ou não.