Kei Nishikori

Kei Nishikori no Australian Opem. Crédito: Tennis Australia

LANCE!
30/07/2016
20:02

O japonês Kei Nishikori, sexto do ranking da ATP, salvou quatro setpoints no primeiro set e venceu o suíço Stan Wawrinka, quinto da ATP, em sets diretos para garantir vaga na final do Masters 1000 de Toronto, no Canadá. Nishikori aguarda definição de rival.

Nishikori precisou de 1h38 para fechar a partida em 7/6 (6) 6/1 tendo convertido cinco aces contra cinco de Warinka, que cometeu 37 erros não forçados contra 26 do japonês, que disparou 17 bolas vencedoras contra 13 de Wawrinka.

A partida começou com o japonês sofrendo pressão em seus games de saque e vendo o suíço firme ao trabalhar com seu backhand. A quebra veio para o suíço firme na devolução de saque no quarto game. Wawrinka abriu 4/1 no placar e passou a administrar a vantagem, mas o japonês não desistiu, venceu seu primeiro game de zero no oitavo game, viu o rival sacar para o set, conquistou a quebra de saque e igualou a partida em 5/5. No décimo primeiro game, com dois aces, Nishikori salvou os dois primeiros setpoints do suíço e forçou o tiebreak.

Ali, o japonês começou em desvantagem, devolveu a mini-quebra arriscando tudo e na sequência entregou a vantagem ao rival em dupla-falta. Wawrinka sacou com outros dois setpoints na mão, mas vacilou, cometeu dupla-falta e viu Nishikori fechar a parcial.

No set seguinte, Nishikori seguiu firme como entre o sétimo e o décimo game do primeiro set, sacando firme e cometendo poucos erros na devolução. Foi aí que ele viu o nível do rival cair e nervoso, Wawrinka cometeu erros bobos, foi quebrado duas vezes, viu o japonês abrir 5/0 no placar e acabou eliminado.

Garantido na grande final do torneio canadense pela primeira vez na carreira, Nishikori vai lutar por seu primeiro título do Masters 1000 contra o vencedor da partida entre o líder da ATP, Novak Djokovic e o francês Gaël Monfils. esta será a quarta final do japonês no ano. O pupilo de Michael Chang foi campeão em Memphis e busca seu segundo título na temporada.

Esta será a terceira tentativa de Nishikori de vencer um torneio do Masters 1000. O japonês foi vice-campeão este ano em Miami e em 2014 em Madri.