Copa América Centenário dá indícios de grandes mudanças na competição

Torneio começa nesta sexta-feira, nos Estados Unidos. Além da sede, países participantes podem apontar para uma união entre a Conmebol e a Concacaf, que organiza a Copa Ouro

México - Campeão da Copa Oro 2015
México foi o campeão da Copa Ouro da Concacaf do ano passado, após final contra a Jamaica (Foto: Reprodução)

Escrito por

A Copa América Centenário pode representar muito mais que a celebração pelos 100 anos da competição. O torneio, que começa nesta sexta-feira, nos Estados Unidos, será realizado em um acordo entre a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), o que dá indícios de uma possível unificação entre a Copa América e a Copa Ouro em breve.

Desde 1993, para que a tabela possa ficar completa com doze seleções dividias em três grupos, duas equipes de outras Confederações são convidadas ao torneio. Na maioria das vezes, são times da Concacaf. O mais presente é o México, que esteve em todas as edições desde 1993 e disputou duas finais (1993 e 2001).

Vale lembrar que clubes mexicanos também são convidados para participar da Libertadores da América, torneio entre clubes da Conmebol. Porém, os mexicanos conseguem a vaga no Mundial Interclubes pela Liga dos Campeões da Concacaf.

No jogo de volta, o São Paulo perdeu de 2 a 1 do Tigres, mas avançou à semi
O Tigres (MEX) encarou o São Paulo, na Libertadores 2005 (AFP)

A Copa Ouro começou em 1991 e, de lá para cá, teve 13 edições. De todos os torneio disputados, o Estados Unidos foi o país-sede exclusivamente em dez. Em 1993 e 2003, a sede foi dividia entre EUA e México e, ano passado, entre Estados Unidos e Canadá.

O maior vencedor da Copa Ouro é o México, com sete títulos. Em seguida, vem o EUA, com cinco e, logo depois, o Canadá, com somente um troféu.

A Copa América começou em 1916 - então chamado de Campeonato Sul-Americano de futebol - com a participação de Uruguai, Argentina, Chile e Brasil. Ao longo dos anos, houve mudanças no formato e, em 1975, quando passou a se chamar Copa América, foi a primeira edição em que tiveram todos os participantes da Conmebol na competição.

O maior vencedor da Copa Ouro da Concacaf é o Estados Unidos, com sete títulos. O México vem logo depois, com cinco conquistas. O Canadá tem somente uma

Já o primeiro Campeonato da Concacaf, aconteceu em 1963, ao substituir campeonatos que que tinham apenas seleções da América Central e Caribe e que tinham sómente os times da América do Norte.

O Campeonato CCCF, com equipes da América Central e Caribe, teve dez edições entre 1941 e 1961. O maior vencedor foi a Costa Rica, com sete títulos (1941, 1946, 1948, 1953, 1955, 1960 e 1961). Logo atrás, vem El Salvador, Panamá e Haiti, todos com apenas uma conquista. Já o campeonato da NAFC (Confederação Norte-Americana de Futebol), teve duas edições: em 1947 e em 1949, ambas vencidas pelo México.

Em 1961, após uma fusão, nasceu a Concacaf, que passaria a responder pelo futebol da América do Norte, América Central e Caribe.

A NAFC, porém, retomou as atividades em 1990 - subordinada à Concacaf - e ainda organizou duas competições, em 1990 e 1991, antes da criação da Copa Ouro. No primeiro ano, o Canadá sagrou-se campeão, já no ano seguinte, o México levou o caneco.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter