Thiago Ferri
31/08/2016
21:24
São Paulo (SP)

Foi muito mais difícil do que se esperava, mas o Palmeiras abriu boa vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de um primeiro tempo ruim, o Verdão, com uniforme novo em homenagem ao título da edição do ano passado, deslanchou após um pênalti mal marcado - a falta fora da área - e fez 3 a 0 no Botafogo-PB, no Allianz Parque. Jean, Rafael Marques e Tchê Tchê fizeram os gols.

O Bota tem como meta subir da Série C para Série B e por isso não usou força máxima. Ainda assim, foi um adversário complicado. Bem postado, o time passou o primeiro tempo com Carlinhos explorando as costas de Zé Roberto. Enquanto o Verdão não conseguia furar a marcação e só rodava a bola no campo de defesa, os visitantes arriscavam: foram sete finalizações na primeira etapa, mas todas sem direção certa.

O Verdão entrou com o time ideal, mas a atuação não lembrava nem de perto o líder do Brasileirão. Para piorar, Moisés torceu o tornozelo direito e saiu ainda no primeiro tempo. O público, muitas vezes quieto, estava claramente impaciente.

Precisou que no segundo tempo Allione entrasse no lugar Cleiton Xavier para o Palmeiras, enfim, ser veloz e começar a criar chances. Mas o gol só veio após Dewson Freitas da Silva marcar pênalti em Rafael Marques após falta fora da área. Jean bateu firme, no meio do gol: 1 a 0.

Erik perdeu, sozinho, a chance do segundo em grande defesa do goleiro Michel Alves, mas Rafael não: logo depois, o camisa 19 cortou a marcação, bateu no canto direito e tranquilizou o jogo para o Verdão. Tchê Tchê, após boa jogada entre Vitinho e Allione, fez seu primeiro gol pelo clube em um chute da entrada da área e fechou o placar.

Usando o uniforme que consagrou Fernando Prass na decisão da Copa do Brasil do ano passado, o Palmeiras começou bem a defesa do título. Agora, pode perder por dois gols de diferença no jogo da volta, dia 21, na Paraíba, que avança às quartas de final. Mas antes, terá complicados compromissos: um clássico contra o São Paulo e três confrontos diretos (Grêmio, Flamengo e Corinthians). 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 0 BOTAFOGO-PB
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data-Hora: 31/8/2016 - 19h30
Árbitro: Dewson Fernando Freitas (PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Helcio Araujo Neves (PA)
Público/renda: 24.512 pagantes/R$ 1.012.371,40
Cartões amarelos: Allione (PAL); Plínio (BPB)
Cartões vermelhos: -
Gols: Jean (12'/2ºT) (1-0), Rafael Marques (17'/2ºT) (2-0) e Tchê Tchê (35'/2ºT) (3-0)

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê, Moisés (Gabriel, aos 25'/1ºT) e Cleiton Xavier (Allione, no intervalo); Dudu, Erik (Vitinho, aos 26'/2ºT) e Rafael Marques. Técnico: Cuca.

BOTAFOGO-PB: Michel Alves; João Paulo, Plínio, Marcelo Xavier e David Luiz; Djavan, Pedro Castro (Sapé, aos 32'/2ºT) e Marcinho; Jefferson Recife (Danielzinho, aos 19'/2ºT), Rodrigo Silva e Carlinhos (Assis, aos 34'/2ºT). Técnico: Itamar Schulle.