Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com opções, Felipão não resgatou ex-titular nem improvisou em 2002

Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coréia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)
Escrito por

A dúvida sobre quem será o substituto do volante Luiz Gustavo no jogo contra a Colômbia, na próxima sexta-feira, no Castelão, em Fortaleza, pelas quartas de final, continua. O camisa 17 da Seleção Brasileira, está suspenso pelo acúmulo de dois cartões amarelos na Copa do Mundo.

As opções de Felipão são:

1) O volante Paulinho, com Fernandinho sendo recuado para primeiro volante, como atua no Manchester City-ING (o marfinense Yayá Touré é o segundo volante);

2) O zagueiro Dante, entrando na zaga e David Luiz sendo adiantado para a cabeça-de-área;

3) O zagueiro Henrique, que já fez a função no Palmeiras com Felipão;

4) O volante Ramires, com Fernandinho recuado;

5) O volante Hernanes, com Fernandinho recuado.

Há curiosidades na Copa de 2002, na Copa da Coreia do Sul e do Japão, com relação com o caso. Veja algumas delas:

1) Felipão só "descobriu" o time ideal nas quartas de final, contra a Inglaterra. O volante Kleberson ganhou a posição de Juninho Paulista e não saiu mais do time, enquanto o meia só voltaria à equipe nos últimos minutos do segundo tempo da final, substituindo Ronaldinho Gaúcho. Se o técnico repetir a decisão de 12 anos atrás, Paulinho não voltará ao time agora.

2) Em 2002, o 12º jogador de Felipão era Edilson. Foi titular no terceiro jogo da primeira fase, porque Ronaldinho Gaúcho estava pendurado e o Brasil já havia garantido a classificação, e na semifinal, quando o mesmo Ronaldinho estava suspenso por ter sido expulso contra a Inglaterra, nas quartas. Nesta Copa, o 12º tem sido Ramires. Ele entrou no segundo tempo dos jogos contra Croácia (3x1), Camarões (4x1) e Chile (1x1) e foi titular diante do México (0x0). Willian, também bastante acionado, jogou três partidas e só ficou fora da estreia. Hernanes é o oposto: só entrou na estreia e não foi mais utilizado.

3) Em 2002, Felipão tirou Edmilson no segundo jogo (4x0 China) porque estava machucado e Roque Junior no terceiro (5x2 Costa Rica) porque escalou time misto.

4) Na terceira partida, com Ronaldinho Gaúcho pendurado, ele recuou Rivaldo e pôs Edilson no ataque ao lado do Ronaldo.

5) Na semifinal (1x0 Turquia), Felipão recuou Rivaldo e pôs Edilson no ataque de novo, como havia feito na terceira rodada.

TODAS AS ESCALAÇÕES DA SELEÇÃO DE FELIPÃO EM 2002


A Seleção de 2002, pentacampeã no Japão, após vitória sobre a Alemanha por 2 a 0

Brasil 2x1 Turquia - Primeira fase
Marcos, Edmilson, Lúcio e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho (Vampeta), Ronaldinho Gaúcho (Denilson) e Roberto Carlos; Ronaldo (Luizão) e Rivaldo.
Cartão amarelo: Denilson

Brasil 4x0 China - Primeira fase
Marcos, Lúcio, Anderson Polga e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho (Ricardinho), Ronaldinho Gaúcho (Denilson) e Roberto Carlos; Ronaldo (Edilson) e Rivaldo.
Cartão amarelo: Ronaldinho Gaúcho e Roque Junior

Brasil 5x2 Costa Rica - Primeira fase
Marcos, Edmilson, Lúcio e Anderson Polga; Cafu, Gilberto Silva, Juninho (Ricardinho), Rivaldo (Kaká) e Roberto Carlos; Edilson (Kleberson) e Ronaldo.
Cartão amarelo: Cafu

Brasil 2x0 Bélgica - Oitavas de final
Marcos, Edmilson, Lúcio e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Juninho (Denilson), Ronaldinho Gaúcho (Kleberson) e Roberto Carlos; Ronaldo e Rivaldo (Ricardinho).
Cartão amarelo: Roberto Carlos

Brasil 2x1 Inglaterra - Quartas de final
Marcos, Edmilson, Lúcio e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Ronaldo (Edilson) e Rivaldo.
Cartão vermelho: Ronaldinho Gaúcho

Brasil 1x0 Turquia - Semifinal
Marcos, Edmilson, Lúcio e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson (Belletti), Rivaldo e Roberto Carlos; Edilson (Denilson) e Ronaldo (Luizão).
Cartão amarelo: Gilberto Silva

Brasil 2x0 Alemanha - Final
Marcos, Edmilson, Lúcio e Roque Junior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Ronaldo (Denilson) e Rivaldo.
Cartão amarelo: Roque Junior