Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite convoca Seleção pela última vez antes da Copa com espera por Pedro e lesão de Arana

Seleção Brasileira vai enfrentar Gana e Tunísia no final deste mês nos últimos testes antes da lista final para o Mundial do Qatar. Duelos acontecerão na França

Seleção Brasileira terá últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Qatar (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por


Esta sexta-feira será a última vez que os jogadores vão ouvir seus nomes sem ser na convocação final para a Copa do Mundo do Qatar em novembro. O técnico Tite divulgará a lista de relacionados para os dois amistosos finais da Seleção Brasileira antes da lista definitiva do Mundial. O evento acontece na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e será a oportunidade de responder coisas como: Pedro vai? Como fica a lateral sem Arana? E a direita?


+ Saiba quem pode aparecer na lista de Tite nesta sexta-feira

+ Pedro merece convocação para Seleção? Veja 10 opiniões de famosos sobre o atacante


O Brasil, vale lembrar, entra em campo duas vezes nessa Data Fifa de setembro. Primeiro, enfrenta Gana no dia 23, em Le Havre, no Stade Océane. Quatro dias depois, em Paris, o Parque dos Príncipes recebe o confronto contra a Tunísia. Os dois jogos serão disputados às 20h30 (horário local), 15h30 (horário de Brasília).

A principal expectativa está na ala dos atacantes. Tite até chegou a brincar com o assunto no evento de inauguração da estátua de Marta na sede da entidade. Quando Ednaldo Rodrigues presenteava dois jovens que viralizaram ao improvisarem o álbum da Copa, disse ao menino João que ele estava convocado e riu em seguida falando "ainda bem que não falei isso ao Pedro", nome do centroavante do Flamengo e também da outra criança que também estava presente.

Veja a tabela da Copa do Mundo do Qatar

Maior artilheiro da história do Fla em uma mesma edição de Libertadores, Pedro não participou do ciclo de preparação da Seleção para o Mundial. Ele foi convocado duas vezes desde 2018, mas só jogou por 22 minutos. O crescimento técnico, porém, o tirou da condição de "muito distante" da vaga para "bem cotado". Para o setor, Tite já fez alguns testes com Gabriel Jesus, Matheus Cunha, Richarlison, o próprio Neymar e até Gabigol, companheiro de Pedro no Rubro-Negro.

LESÃO DE ARANA REDUZ OPÇÕES NA ESQUERDA

Mas não é só na frente que o treinador tem dúvidas. Se alguns setores já estão praticamente fechados, a lateral-esquerda é um que gera apreensão. Na última convocação, por exemplo, Tite chamou três para a posição. Alex Sandro é quem está mais perto de carimbar o passaporte e segue titular da Juventus, da Itália. O problema fica na segunda opção.

Guilherme Arana não poderá mais ser uma alternativa. Ele sofreu uma lesão multiligamentar, comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem. Por isso, está descartado do Mundial. O irmão do jogador chegou a dizer que o lateral estaria na lista desta sexta-feira.

Quem pode ressurgir nesse cenário é Renan Lodi, que deixou o Atlético de Madrid, da Espanha, rumo ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Ele perdeu espaço depois de ser vetado em janeiro por não ter tomado a vacina contra a Covid-19. Alex Telles é o outro concorrente até o momento, mas também trocou de clube e apareceu pouco até aqui saindo do Manchester United (ING) para o Sevilla (ESP).

Arana não será mais opção na Seleção (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

E O DANI ALVES?

Há outras indicações que Tite pode dar durante a convocação. Se na esquerda está tudo aberto, na direita Danilo, da Juventus (ITA), é nome certo na Copa. A outra vaga, porém, tem debate. Aos 39 anos, Daniel Alves só venceu uma das nove partidas que disputou no Pumas, do México, e tem atuado no meio-campo e não em sua posição de origem. Apesar de contar com a confiança do treinador, o veterano pode perder força nessa reta final para nomes com melhor desempenho como Emerson Royal, do Tottenham, por exemplo.

OUTROS SETORES

Dentre as poucas vagas ainda abertas, o quarto zagueiro é talvez uma das maiores dúvidas. Thiago Silva, do Chelsea (ING), Marquinhos, do PSG (FRA), e Éder Militão, do Real Madrid (ESP), já estão garantidos, mas quem será o último nome? Gabriel Magalhães, do Arsenal (ING), é o que parece ser o mais forte concorrente até agora. Lucas Veríssimo, do Benfica, que se recupera de lesão, agrada a Tite e foi citado pelo treinador em entrevista na última terça-feira. Bremer, que acabou de deixar o Torino para defender a Juventus, é outro nome que foi acompanhado de perto na última rodada de observações.

Já é fato público que as três vagas extras da convocação para a Copa do Mundo (serão 26 ao invés dos 23 de sempre) vão para o setor ofensivo. A última lista antes da final do Mundial será um bom indicativo de como Tite pretende distribuir essas posições.