Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Richarlison: presidente da CBF reforça posição contra racismo e aguarda punição da Fifa

Ednaldo Rodrigues revela andamento no procedimento disciplinar e afirma: 'Vamos continuar pregando até todos entenderem'

Richarlison sofreu racismo no amistoso contra a Tunísia (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Escrito por

Em evento na sede da CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues concedeu coletiva de imprensa após anunciar um novo acordo de patrocínio da entidade. Entre os assuntos abordados estava o caso de racismo sofrido por Richarlison no amistoso da Seleção Brasileira contra a Tunísia, no fim de setembro.

+ CBF anuncia patrocínio de aplicativo de entrega à Seleção Brasileira

A Fifa abriu procedimento disciplinar logo após a partida e, de acordo com Ednaldo, houve evolução nos últimos dias. O dirigente elogiou a postura de Gianni Infantino, presidente da entidade mundial, e disse estar confiante em uma punição.

- A Fifa abriu um procedimento imediato com relação ao episódio. Parece que a gente fica pregando no deserto, mas vamos continuar pregando até todos entenderem que isso agride às pessoas. O presidente Infantino tem o mesmo pensamento de combater (o racismo) com veemência. Ele abriu o procedimento disciplinar, que está andando, e acredito realmente que terá punição.

+ VÍDEO: Ednaldo comenta sobre sucessão de Tite e não descarta estrangeiro na Seleção

O episódio aconteceu no último dia 27 de setembro, no primeiro tempo do amisto contra a Tunísia. Depois do gol de Richarlison, o segundo do Brasil, uma pessoa na arquibancada atirou uma banana no campo de jogo. Funcionários da CBF tentaram identificar o autor do ato, mas não conseguiram.

Enquanto aguarda a resolução do caso, a Seleção Brasileira se prepara para a disputa da Copa do Mundo do Qatar. A convocação final será no dia 7 de novembro, enquanto a lista de 55 atletas será enviada à Fifa em 21 de outubro. Os jogadores se reúnem em Turim no dia 14 de novembro, e o Brasil estreia contra a Sérvia no dia 24.